Pedagogia e diretrizes curriculares: polêmicas e controvérsias

Autores

  • Márcia Ângela da Silva Aguiar Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Márcia Maria de Oliveira Melo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3219

Palavras-chave:

Pedagogia e curso de pedagogia;, Diretrizes curriculares;, Profissionais da educação;, Formação de professores;, Política de formação;, Anfope

Resumo

O artigo aborda a problemática das diretrizes e orientações curriculares do curso de pedagogia, considerando o contexto sócioeducacional brasileiro e o debate na área. Focaliza, especialmente, as polêmicas em torno do Projeto de Resolução do Conselho Nacional de Educação ”“ CNE (2005), que institui as diretrizes curriculares do curso de pedagogia, cotejando as diferentes concepções de pedagogia e de docência que delimitam o perfil desse curso. Com base nas formulações conceituais e teóricas de estudiosos da temática e nas contribuições da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação ”“ Anfope, demonstra ser possível a efetivação de uma estrutura curricular única para o curso de pedagogia (licenciatura e bacharelado), que supere a lógica fragmentada expressa especialmente pela dicotomia entre a concepção/execução da ação educativa e da ação docente. Aponta que a dificuldade institucional de materializar um currículo do curso de pedagogia que considere a complexidade de seu paradigma reside mais em questões institucionais internas que da impossibilidade epistemológica de concretizar tal estrutura curricular.

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Biografia do Autor

Márcia Ângela da Silva Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2000). Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco ”“ UFPE (marcia_angela@uol.com.br).

Márcia Maria de Oliveira Melo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Educação pela USP (2000). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (melomarcia@hotmail.com).

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Publicado

30.06.2005

Como Citar

Aguiar, M. Ângela da S., & Melo, M. M. de O. (2005). Pedagogia e diretrizes curriculares: polêmicas e controvérsias. Linhas Crí­ticas, 11(20), 119–138. https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3219

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