Reflexões do aprender a ser pesquisador na sua dimensão afetiva
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3206Palavras-chave:
Pedagogia;, Ensino-aprendizagem;, Dimensão afetiva;, Pesquisador- inicianteResumo
O artigo propõe-se a refletir a dimensão afetiva no processo ensino-aprendizagem da disciplina Orientação Monográfica, do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina Universidade de Pernambuco (UPE), considerando a experiência do estudante como pesquisador -iniciante. Inspirado na psicologia humanista, numa perspectiva fenomenológica, apresenta dados coletados através de depoimentos dos estudantes no processo de produção da monografia, retratando-os enquanto pessoas. Situa o professor e o aluno no processo de pesquisa, defendendo o aluno de graduação em pedagogia como pesquisador, através da articulação das dimensões afetiva e intelectual. A relação estabelecida no contexto pedagógico determina o nível de aprendizagem e o desenvolvimento pessoal do aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.