A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escola

Autores

  • Maria Aparecida Lopes Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3191

Palavras-chave:

Participação;, Comunidade escolar;, Prática democrática;, Gestão escolar

Resumo

O texto origina-se de uma pesquisa sobre a percepção dos protagonistas de uma escola pública em Brasília, com respeito à sua participação nas decisões referentes à organização e gestão da escola. Buscou-se mediante abordagem qualitativa recolher a opinião dos interlocutores, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas para pais, direção e professores e expressões escritas e figurativas dos alunos de I a 4" séries do Ensino Fundamental. A investigação mostrou que a participação não alcança o ideal desejado para uma escola democrática, apresentando-se como uma prática que encontra o oferecimento de poucos espaços para a sua realização, e ocorrendo por meio do cumprimento das formalidades, se mostra como uma participação passiva e limitada.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31.07.2004

Como Citar

Carneiro, M. A. L. (2004). A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escola. Linhas Crí­ticas, 10(18), 67–84. https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3191

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.