Estudantes de Licenciatura

trajetórias escolares e escolha da profissão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31790

Palavras-chave:

Camadas populares, Ensino superior, Trajetória escolar, Licenciaturas

Resumo

O acesso de sujeitos de camadas populares ao ensino superior brasileiro, sobretudo em Universidades Públicas, ainda se constitui como algo “estatisticamente improvável”. Objetivou-se, neste estudo, investigar quais as estratégias e mobilizações de escolarização construídas por sujeitos oriundos dos meios populares para o ingresso no ensino superior nos cursos de Licenciatura da UEMG-Ibirité. A pesquisa é de cunho qualitativo e seguiu três etapas: análise na literatura; aplicação de questionário socioeconômico e entrevista narrativa. Entre os achados, evidenciou-se que o curso escolhido nem sempre teve ligação com o desejo pessoal do graduando, mas sim com a possibilidade de ingresso.

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Biografia do Autor

Tatiane Kelly Pinto de Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Educação (UEMG). Licenciada em História (UFMG). Professora da UEMG”“Unidade Divinópolis. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa NESFE/UFOP - Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola. E-mail: tkpcarvalho@yahoo.com.br

Elaine Gonçalo Bento, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação(PPGE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP.) Bolsista CAPES. Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade. Pós-graduanda em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto (IFMG-OP). Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa NESFE/UFOP - Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola. E-mail:elainebento2814@gmail.com

Paulo Roberto de Souza Anastácio, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Licenciado em Pedagogia pela Fundação Educacional de Divinópolis (FUNEDI). Licenciado em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Participou de pesquisas na área da sociologia da educação sobre trajetórias e percursos escolares de alunos da UEMG, e perspectivas de ingresso no ensino superior de alunos concluintes da EJA em Divinópolis. E-mail: prsanastacio@gmail.com

Maraísa Inês de Assis Martins , Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Graduanda em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao longo da formação, tem realizado projetos de pesquisa e extensão na área de Educação. E-mail: maraisainesassis@gmail.com

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Publicado

06.08.2020

Como Citar

Pinto de Carvalho, T. K., Gonçalo Bento, E., de Souza Anastácio, P. R., & de Assis Martins , M. I. (2020). Estudantes de Licenciatura: trajetórias escolares e escolha da profissão . Linhas Crí­ticas, 26, e31790. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31790