Método de análise lógico-operatória de ferramentas computacionais
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3177Palavras-chave:
Lógica operatória;, Ferramentas computacionais;, Metodologia de análiseResumo
O presente estudo é um dos resultados obtidos pelo grupo de pesquisa que realiza a Análise Operatória de Ambientes Computacionais no NUTED ”” Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação/FACED/UFRGS. Neste, utiliza-se a lógica operatória piagetiana como base teórica para a construção de uma metodologia de análise de ferramentas computacionais. Portanto, foi necessário definir os conceitos utilizados no método proposto em forma de quadro. Este serve para identificar, tanto na ferramenta quanto no usuário que está interagindo com a mesma, operações lógicas e/ou infralógicas e agrupamentos de classes dou relações. Logo, poderá ser identificado o nível operatório em que um sujeito deve se encontrar para interagir com um ambiente computacional, assim como a estruturação e reestruturação dessas operações durante a própria interação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.