Atendimento a candidatos com necessidades especiais nos processos seletivos da Universidade de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v9i16.3099Palabras clave:
Portadores de necessidades especiais (PNEs);, Atendimento diferenciado;, Acesso à Universidade de Brasília;, Inclusão;, DeficiênciaResumen
O artigo a seguir trata do atendimento a candidatos portadores de necessidades especiais (PNEs) que participam dos concursos realizados pela Universidade de Brasília (UnB). Embora preste esse tipo de atendimento em todos os eventos que organiza, no que segue centramos a nossa atenção nos processos seletivos de acesso à UnB, quais sejam o vestibular e o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Na primeira parte do artigo, são explicadas as motivações que levam a UnB a dar a devida importância à questão do atendimento diferenciado. Em seguida, trata-se dos atendimentos que são realizados e apresentam-se, detalhadamente, vários dos procedimentos adotados. Por fim, são mostrados alguns dos números relativos ao acesso de alunos portadores de necessidades especiais na UnB.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
