No Fascínio do jogo, a alegria de aprender
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v8i14.2989Palavras-chave:
Jogos infantis;, Socialização;, Afeição;, Motivação;, Criatividade;, CogniçãoResumo
Este artigo tem o propósito de mostrar a importância do uso de jogos como instrumento adjuvante no processo educativo. Afinal, por que a prática pedagógica das séries iniciais tradicionalmente inclui situações de jogo no planejamento das aulas? Quais as vantagens pedagógicas proporcionadas pelo uso de jogos infantis nas séries iniciais? Traça um panorama sobre as idéias dos principais autores que discorrem sobre a ludicidade e suas relações com a aprendizagem, analisa os aspectos que concorrem para que o jogo cumpra integralmente seu papel. Mostra como a socialização, a afeição, a motivação, a criatividade e a cognição se relacionam para que o aprendizado proporcione um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças nas séries iniciais. Este artigo tem o propósito de mostrar a importância do uso de jogos como instrumento adjuvante no processo educativo. Afinal, por que a prática pedagógica das séries iniciais tradicionalmente inclui situações de jogo no planejamento das aulas? Quais as vantagens pedagógicas proporcionadas pelo uso de jogos infantis nas séries iniciais? Traça um panorama sobre as idéias dos principais autores que discorrem sobre a ludicidade e suas relações com a aprendizagem, analisa os aspectos que concorrem para que o jogo cumpra integralmente seu papel. Mostra como a socialização, a afeição, a motivação, a criatividade e a cognição se relacionam para que o aprendizado proporcione um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças nas séries iniciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.