A criança superdotada e a questão da diferença: um olhar sobre suas necessidades emocionais, sociais e cognitivas
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v9i16.3089Palavras-chave:
Superdotação;, Necessidades sociais, emocionais e cognitivas do superdotadoResumo
Um dos problemas típicos que ocorrem com crianças e jovens superdotados é a falta de sincronia entre seu desenvolvimento físico, cognitivo e social. O alto nível de sensibilidade emocional apresentado nesse grupo acentua a noção de que os superdotados são diferentes por se encontrarem freqüentemente fora de estágio, fora de fase ou fora de sincronia com relação ao seu contexto social. Este texto se propõe a debater a questão da diferença, enfocada a partir das necessidades sociais, emocionais e cognitivas da criança e do jovem superdotado, e particularizada nos múltiplos mitos que cercam a questão da superdotação. O texto também reflete sobre as definições mais modernas de superdotação, em oposição à visão unicista dos testes psicométricos, enfocando especialmente as teorias de Howard Gardner e Joseph Renzulli, e fornece indicações para pais, professores e para o próprio aluno poderem lidar com os problemas advindos dessas falsas concepções a respeito do tema.
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