A retomada da Educação Profissional - O caso da Formulação do Pronatec

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.26422

Palavras-chave:

Educação Profissional, Pronatec, Política Educacional

Resumo

A retomada da Política de Educação Profissional ocorreu em um contexto de recuperação do crescimento econômico do país onde se demandavam crescentes volumes de mão-de-obra especializada em contraste com um baixo nível de qualificação de parcela majoritária dos trabalhadores brasileiros. Assim, foi instituído, a partir da Lei n. 12.513 de 26 de outubro de 2011, o Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, com o objetivo democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a partir de um conjunto de ações aumentando a produtividade e a competitividade do país, com inclusão social. O artigo se propõe assim a fazer uma reflexão sobre o processo de formulação do programa e sobre as mudanças que vêm ocorrendo na política educacional do país quanto à educação profissional.

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Biografia do Autor

Fabiana Carvalho da Silva Bispo, Universidade de Brasilia

Mestre em Administração Pública e aluna do curso de Doutorado em Administração, ênfase em Administração Pública e Políticas Públicas, da Universidade de Brasília. Docente do Instituto Federal de Brasilia, atuando nos cursos Técnico e Tecnológico da área de Gestão e Negócios.

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Publicado

24.03.2020

Como Citar

Bispo, F. C. da S. (2020). A retomada da Educação Profissional - O caso da Formulação do Pronatec. Linhas Crí­ticas, 25, e26422. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.26422