Grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23199

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores, Grupo de estudos Síndrome do Delta

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as contribuições do grupo de estudos Síndrome do Delta (SD) para a formação inicial de professores de matemática. Por meio desse grupo, busca-se promover uma articulação entre o conhecimento pedagógico e o exercício da docência, relacionando a teoria e a prática em encontros semanais de quatro horas de duração. Para isso, houve uma aproximação com duas escolas públicas da Cidade de Goiás a fim de oferecer aos licenciandos participantes do SD uma formação mais próxima do contexto real da escola, do ensino e da aprendizagem da matemática no ensino médio. Durante o ano de 2017, o trabalho versou sobre tarefas matemáticas para o ensino e a aprendizagem da função polinomial do primeiro grau. Sendo que, as atividades planejadas foram realizadas nas escolas e, posteriormente, discutidas com os professores em formação inicial, com os professores das escolas e com o professor coordenador. Além disso, contribuíram para a produção de artigos e relatos de experiência pessoal que foram apresentados em eventos científicos e compõem o material aqui discutido. Desse modo, a participação nessa ação contribuiu para que os licenciandos: entendessem a importância do domínio do conteúdo para o ensino de matemática, a partir das interações, em sala de aula, com alunos do ensino médio; percebessem a complexidade do processo de ensino e de aprendizagem por meio de observações na ficha avaliativa e no caderno de campo e de reflexões no grupo de estudos; assumissem uma postura investigativa, fundamentando a prática pedagógica na teoria estudada; e socializassem as experiências através da participação, com apresentação de trabalhos, em eventos científicos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Feliciano de Lima, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação Matemática ”“ Curso de Matemática ”“ Universidade Estadual de Goiás ”“ UEG.

Referências

Alarcão, I. (2007). Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva, 5 ed. Coleção Questões da nossa época. São Paulo, Cortez Editora.

Alrø, H., & Skovsmose, O. (2010). Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Tradução: Orlando Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica.

Andrade, M. F. R., & Aparício, A. S. M. (2016). A construção colaborativa de sequências didáticas de gêneros textuais: uma estratégia inovadora de formação docente. In Práticas inovadoras na formação de professores. Marli André (org.) Campinas, SP: Papirus.

André, M. (2016). Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional In Práticas inovadoras na formação de professores. Marli André (org.) Campinas, SP: Papirus.

D’Ambrósio, U. (2016). Educação para uma sociedade em transição. 3. ed. Revista e ampliada. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Ferreira, A. C. (2003). Metacognição e desenvolvimento profissional de professores de matemática: uma experiência de trabalho colaborativo. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Fiorentini, D. (2004). Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (2011a). Cartaz à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (2011b). Pedagogia do Oprimido. 50. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (2013). À sombra desta mangueira. Paulo Freire; Ana Maria de Araújo Freire. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (2014). Pedagogia dos sonhos possíveis. Organização Ana Maria Araújo Freire. 1ª ed. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (2016). Pedagogia da solidariedade. Organização Ana Maria Araújo Freire, Walter Ferreira de Oliveira, 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra.

Gatti, B. A., & Barretto, E. S. (2009). Professores do Brasil: Impasses e desafios. Brasília: Unesco.

Gatti, B. A., Barretto, E. S., & André, M. E. D. A. (2011). Políticas docentes no Brasil: Um estado da arte. Brasília: Unesco.

Ghedin, E., Oliveira, E. S., & Almeida, W. A. (2015). Estágio com Pesquisa. São Paulo: Cortez.

Imbernón, F. (2006). Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza, 6 ed. São Paulo: Cortez Editora.

Kenski, V. M. (2007). Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, São Paulo, Papirus.

Mantoan, M. T. E. (2005). Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus.

Mizukami, M. G. N. (2013). Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, B. A. (org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Ed. da Unesp.

Murphy, C. U., & Lick, D. W. (2005). Whole faculty study groups: a powerful way to change schools and enhance learning. California: Corwin Press, Inc.

Pérez Gómez, Á. I. (2015). Educação na era digital: a escola educativa. Tradução: Marisa Guedes; revisão técnica: Bartira Costa Neves. Porto Alegre: Penso.

Pimenta, S. G. (2007). O estágio na formação de professores: Unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez.

Skovsmose, O. (2007). Educação Crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. Tradução Maria Aparecida Viggiani Bicudo. São Paulo: Cortez Editora.

Downloads

Publicado

22.02.2019

Como Citar

Lima, L. F. de. (2019). Grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática. Linhas Crí­ticas, 25, e23199. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23199

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.