Eixos de convergência da alfabetização científica e técnica no ensino médio integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21586

Palavras-chave:

Pontos de convergência, Alfabetização científica e técnica, Ensino médio integrado, Contexto amazônico-paraense

Resumo

Com o finalidade de analisar e discutir os indicadores atuais da etapa final da educação básica no Brasil frente às propostas de sua reformulação, elencamos e analisamos eixos de convergência para à promoção da Alfabetização Científica e Técnica no ensino médio integrado a estudantes que almejam uma formação mais consolidada com o papel cidadão, aborde temas socialmente relevantes, vislumbre decisões a serem tomadas frente a situações-problemas do cotidiano, bem como destaque seu papel de protagonista na sociedade. Para tanto, ocupamo-nos em abordar reflexões iniciais sobre indicadores de desempenho dos estudantes e o atual panorama do ensino médio no Brasil, destacando ao longo do texto a proposição de um curso integrado, defendida por pesquisadores da educação brasileira. Com enfoque metodológico qualitativo, com caráter exploratória, do tipo documental, analisamos à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) documentos oficiais de cursos técnicos integrados ao ensino médio de uma instituição federal de ensino no contexto amazônico-paraense, na busca de elementos de aproximação em educação, ciência e sociedade com vistas à ACT. Dessa análise emergiram quatro eixos de convergência, identificados como a (i) Prioridade a uma formação humanística e reflexiva, (ii) Elementos de interdisciplinaridade e contextualização, (iii) Formação para a cidadania, e (iv) Investigação social para a tomada decisões conscientes. Desses eixos, observamos, notadamente, que os resultados obtidos apresentam uma aproximação para a discussão, debate e fomento à educação, à ciência e a elementos de questões sociais para a formação regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Parauapebas, é licenciado em Ciências Naturais - habilitação em Física. Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemática. Grupos de Pesquisa: Grupos de Estudos e Pesquisa em Rede para o Ensino de Física (GEPREF) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (GECTSA)

Licurgo Peixoto de Brito, Universidade Federal do Pará

Professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), lotado no Instituto de Ciências Exatas e Naturais e no Instituto de Educação Matemática e Científica onde atua em Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas e em Ensino de Física. Licenciado em Ciências - Física. Doutor em Geofísica. Pós-Doutor em Educação Científica e Tecnológica Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (GECTSA).

Referências

Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Câmara dos Deputados.

Brasil. (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação.

Brasil. (2012). Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. – Brasília: Câmara dos Deputados.

Brasil. (2016). Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Dispõe sobre o reajuste dos benefícios mantidos pela previdência Social, e altera dispositivos das Leis nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973, 9.212 e 8.213, de 24 de julho de 1991, 9.604, de 5 de fevereiro de 1998, 9.639, de 25 de maio de 1998, 9.717, de 27 de novembro de 1998, e 9.796, de 5 de maio de 1999, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União.

Brasil. (2017). Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Conversão da Medida Provisória nº 746, de 2016. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Diário Oficial da União.

Brito, L. P. (2001). Relatório de Pesquisa de Estágio Pós Doutoral PROCAD. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Chassot, A. (2000). Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora da Unijuí.

Cunha, L. A. (2008). O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Unesp.

Fourez, G. (1994). Alphabétisation Scientifique et Technique: essai sur les finalités de l’enseignement des sciences. Bruxelas: DeBoeck-Wesmael.

Frigotto, G., Ciavatta, M. & Ramos, M. (Org.). (2005). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez.

Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, 35(2), 57-73. http://doi.org/10.1590/S003475901995000200008

Lemke, J. L. (2006). Investigar para el Futuro de la Educación Científica: nuevas formas de aprender, nuevas formas de vivir, Enseñanza de las Ciencias, 24(1), 5-12.

Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2011). Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí.

Moura, D. H., Filho, D. L. L., & Silva, M. R. (2015). Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, 20(60), 1057-1080. http://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313

Rodrigues-Moura, S. (2016). Da World Wide Web às Partículas Elementares: sequência didática baseada no método DBR-TLS com vistas à alfabetização científica e técnica. (Dissertação de Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemática), Universidade Federal do Pará, Belém.

Downloads

Publicado

11.02.2019

Como Citar

Rodrigues-Moura, S., & Brito, L. P. de. (2019). Eixos de convergência da alfabetização científica e técnica no ensino médio integrado. Linhas Crí­ticas, 25, e21586. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21586

Edição

Seção

Dossiê: Ciência, Educação e Sociedade