Dever de casa: a pandemia, o avanço do homeschooling e os impactos na construção dos sujeitos de direitos
Palavras-chave:
Crianças, Educação, Pandemia, HomeschoolingResumo
O objetivo deste ensaio é evidenciar os impactos profundos da pandemia de COVID-19 e o homeschooling, na proteção contra a violência de milhões de meninas e meninos e na aprendizagem. A pesquisa se baseia em artigos, legislações, livros, sendo bibliográfica. Dados coletados pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas pela Infância), apontam que cerca de 1,4 milhão de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos estão fora da escola, e outros mais de 5,5 milhões de brasileiros com a mesma faixa etária não tiveram atividades escolares em 2020 por conta da pandemia. Paralelamente, ocorre a difusão de um projeto e ideias que propagam a defesa de uma educação domiciliar, onde genitores e responsáveis assumem o papel de professores e da própria escola, um desmantelamento do Estado brasileiro e da proteção dos sujeitos de direitos mais vulneráveis.
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