Dever de casa: a pandemia, o avanço do homeschooling e os impactos na construção dos sujeitos de direitos

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Educação, Pandemia, Homeschooling

Resumo

O objetivo deste ensaio é evidenciar os impactos profundos da pandemia de COVID-19 e o homeschooling, na proteção contra a violência de milhões de meninas e meninos e na aprendizagem. A pesquisa se baseia em artigos, legislações, livros, sendo bibliográfica. Dados coletados pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas pela Infância), apontam que cerca de 1,4 milhão de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos estão fora da escola, e outros mais de 5,5 milhões de brasileiros com a mesma faixa etária não tiveram atividades escolares em 2020 por conta da pandemia. Paralelamente, ocorre a difusão de um projeto e ideias que propagam a defesa de uma educação domiciliar, onde genitores e responsáveis assumem o papel de professores e da própria escola, um desmantelamento do Estado brasileiro e da proteção dos sujeitos de direitos mais vulneráveis.

Biografia do Autor

Angélica Ferreira de Freitas, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil

Graduanda do Curso de Direito, na Universidade Federal de Jataí - UFJ.

Luana Renata Alves Sena, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil

Graduanda do Curso de Direito, na Universidade Federal de Jataí - UFJ.

Sirlene Moreira Fideles, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil

Doutora em Direito. Professora da Universidade Federal de Jataí.

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Publicado

22.03.2024

Como Citar

FERREIRA DE FREITAS, Angélica; ALVES SENA, Luana Renata; MOREIRA FIDELES, Sirlene. Dever de casa: a pandemia, o avanço do homeschooling e os impactos na construção dos sujeitos de direitos. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/47364. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Em Defesa da Pesquisa

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