Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Ao concluírem a submissão, as autoras e os autores manifestam terem lido a página Sobre a Revista e estarem de acordo com as políticas de Processo de Avaliação por Pares, Direitos Autorais, Acesso Livre, Retratação e Arquivamento da Revista InSURgência.
  • Ao concluírem a submissão, as autoras e os autores manifestam ter lido e estarem de acordo com a Declaração de Ética nas Publicações da Revista InSURgência.
  • Ao concluírem a submissão, os autores e as autoras autorizam a publicação dos documentos submetidos, responsabilizando-se por sua autoria e/ou por seus direitos de uso, e concordam que, em caso de publicação, esta será realizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
  • As autoras e/ou os autores manifestam ciencia de que, em caso de verificação a qualquer tempo de conflitos éticos, plágio, publicações redundantes, utilização de materiais sem direitos de uso, infração de direitos autorais alheios ou ausência de declaração de conflitos de interesses pelos autores ou autoras, a revista InSURgência se reserva ao direito de retratar as publicações realizadas com base nas diretrizes constru´ídas pelo COPE (Committee on Publication Ethics).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autoras e Autores. Em caso de artigo científico, o arquivo submetido segue o "modelo disponibilizado para as seções Dossiê e Em defesa da pesquisa". Em caso de resenha, o arquivo submetido segue o "modelo disponibilizado para a seção Caderno de retorno".
  • O artigo não contém prática de citações cruzadas ou com autocitação em patamares excessivos ou predatórios.
  • Todos os elementos que permitam a identificação dos autores e/ou das autoras foram removidos do texto e do arquivo. O nome de usuário foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word. Para garantir a remoção total de informações pessoais, seguir os passos descritos aqui.
  • Os textos informados no sistema de submissão não devem utilizar caixa alta, com a exceção da observação das regras da ABNT para a elaboração das Referências. Os títulos devem ser inseridos na íntegra no campo "Título", devendo ser desconsiderados os campos "Prefixo" e "Subtítulo".
  • Foram informados os nomes de todos os coautores e todas as coautoras, bem como os dados "Instituição/Afiliação", "Resumo da Biografia" (contendo, no mínimo, a descrição da maior titulação acadêmica) e "ORCID ID" em seus cadastros. Em caso de artigos para as seções "Dossiê" ou "Em defesa da pesquisa", estes dados são obrigatórios para o prosseguimento do processo de submissão.
  • Deverá ser preenchido e anexado no sistema de submissão ou enviado para o e-mail «insurgencia.revista@ipdms.org.br» o arquivo "formulário de dados de autoria".

Diretrizes para Autores

São diretrizes gerais para a submissão de trabalhos, conforme a seção:

a) Seções “Dossiê” e “Em defesa da pesquisa”:

1. Os arquivos submetidos devem ser formatados de acordo com o modelo disponibilizado abaixo.
2. Os arquivos não devem conter menção de autoria dos trabalhos;
3. Os artigos deverão ter entre 15 e 30 páginas, considerando a totalidade do arquivo;
4. Os trabalhos deverão conter título em português e inglês, bem como resumo e abstract (de no máximo 800 caracteres, contando os espaços) e ainda palavras-chave e keywords (entre três e cinco);
4.1. Também serão aceitos os artigos em idiomas que não sejam o português ou o inglês, mas devem incluir título, resumo e palavras-chaves na língua original, seguidos, em cada item, das versões em português e inglês;
5. O sistema de referências deve se dar no formato autor-data;
6. Citações com mais de três linhas devem se realizar em novo parágrafo (pulando-se uma linha entre o antecedente e o posterior) sem aspas, de acordo com o modelo disponibilizado abaixo;
7. As notas de rodapé devem ser sucintas e pontuais;
8. Ao final, deve constar a bibliografia utilizada, conforme as regras gerais de submissão (ver abaixo).

Modelo para submissão para as seções "Dossiê" e "Em defesa da pesquisa" 

Os artigos submetidos passam primeiramente por uma apreciação editorial prévia e podem ser aceitos para avaliação ou recusados nesta etapa. Em seguida, são avaliados por uma dupla de pareceristas de modo anônimo, podendo ser aprovados, aprovados com correções obrigatórias, recusados ou serem solicitadas alterações para novas avaliações.

b) Seção “Diálogos insurgentes”:

1. As entrevistas deverão ter no máximo 20 páginas, considerando a totalidade do arquivo;
2. Quanto à formatação, os arquivos devem apresentar:
2.1. folha A4, com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm;
2.2. texto escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento interlinear 1,5, alinhamento justificado;
2.3. apenas título em português centralizado, tamanho da fonte 14;
2.4. não deve haver recuo na primeira linha do parágrafo.
3. Os arquivos devem ser enviados nos formatos .doc ou .docx;
4. As entrevistas deverão possuir ao menos uma página de introdução, contextualizando autor e obra.

 

c) Seção “Temas geradores”:

1. Os verbetes deverão ter no máximo 10 páginas, considerando a totalidade do arquivo;
2. Quanto à formatação, os arquivos devem apresentar:
2.1. folha A4, com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm;
2.2. texto escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento interlinear 1,5, alinhamento justificado;
2.3. apenas título em português centralizado, tamanho da fonte 14;
2.4. não deve haver recuo na primeira linha do parágrafo.
3. Os arquivos devem ser enviados nos formatos .doc ou .docx;
4. O sistema de referências deve se dar no formato autor-data;
5. Citações com mais de três linhas devem se realizar em novo parágrafo (pulando-se uma linha entre o antecedente e o posterior) sem aspas, sem recuo e tamanho da fonte 10;
6. As notas de rodapé devem ser sucintas e pontuais, com alinhamento justificado e tamanho de fonte 10;
7. Ao final, deve constar a bibliografia utilizada, conforme as regras gerais de submissão (ver abaixo).

 

d) Seção “Práxis de libertação”:

1. Recomenda-se que os textos e documentos dos movimentos sociais não tenham mais de 10 páginas, considerando a totalidade do arquivo;
2. Quanto à formatação, os arquivos devem apresentar:
2.1. folha A4, com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm;
2.2. texto escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento interlinear 1,5, alinhamento justificado;
2.3. apenas título em português centralizado, tamanho da fonte 14;
2.4. não deve haver recuo na primeira linha do parágrafo.
3. No arquivo, abaixo do título e alinhado à direita, deve constar a autoria do texto (se houver), o movimento social do qual o texto faz parte e o ano da elaboração (se possível, indicando-se a ocasião para a qual foi produzido).

 

e) Seção “Poéticas políticas”:

1. Recomenda-se que as produções artísticas não tenham mais de 10 páginas, considerando a totalidade do arquivo;
2. Quanto à formatação, os arquivos devem apresentar:
3.1. folha A4, com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm;
3.2. texto escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento interlinear 1,5, alinhamento justificado;
3.3. apenas título em português centralizado, tamanho da fonte 14;
3.4. não deve haver recuo na primeira linha do parágrafo.
3. Em caso de produção de imagens/gravuras, pede-se o envio das mesmas em separado, conforme formato mais adequado e em alta resolução, mas também um segundo arquivo com imagens/gravuras coladas em arquivo único nos formatos .doc ou .docx.

 

f) Seção “Caderno de retorno”:

1. As resenhas deverão ter no máximo 5 páginas, considerando a totalidade do arquivo;
2. Quanto à formatação, os arquivos devem seguir o modelo disponibilizado abaixo.
3. O sistema de referências deve se dar no formato autor-data;
4. Citações com mais de três linhas devem se realizar em novo parágrafo (pulando-se uma linha entre o antecedente e o posterior) sem aspas, seguindo o modelo disponibilizado abaixo;
5. As notas de rodapé devem ser sucintas e pontuais;
6. É desejável que seja inserida no próprio arquivo da resenha ou enviada pelo sistema uma imagem da capa da obra resenhada.

Modelo para submissão para a seção "Caderno de retorno"

Diálogos InSURgentes

Trata-se de seção dedicada a publicar entrevistas com pesquisadores e militante que tenham relevância para a relação entre direitos e movimentos sociais. A seção de entrevistas da revista do IPDMS é uma homenagem ao advogado popular Miguel Pressburger, resgatando, em sua denominação, a proposta de uma práxis insurgente para o direito.

Dossiê

Trata-se de seção dedicada a organizar, a partir de um tema escolhido para uma edição particular da revista, um debate relativo a áreas específicas do tema geral direitos e movimentos sociais.

  • Submissões abertas
  • Artigos indexados
  • Processo de avaliação pelos pares: blind peer review
  • Acesso livre
  • Responsabilidade da/os autora/res

Em Defesa da Pesquisa

Trata-se de seção dedicada a socializar pesquisas, ensaios e artigos livres, que, em chave crítica, contribuam para a construção de reflexões e propostas atinentes à temática de direitos e movimentos sociais. A seção de artigos livres da revista do IPDMS é uma homenagem à escritora e militante Patrícia Galvão (Pagu), resgatando, em sua denominação, o título de um ensaio escrito para a edição de 26 de outubro de 1945 do semanário Vanguarda Socialista.

  • Submissões abertas
  • indexado
  • Processo de avaliação pelos pares: sistema blind peer review
  • Acesso livre
  • Responsabilidade da/os autore/as

Temas Geradores

Trata-se de seção dedicada a fomentar a elaboração de textos que, sem perder seu rigor com a pesquisa, permitam a difusão de sínteses a respeito de expressões, conceitos ou institutos, que comportem múltiplas interpretações ou significado, concernentes ao tema geral que relaciona direitos e movimentos sociais. A seção de verbetes da revista do IPDMS é uma homenagem ao educador popular Paulo Freire que incluía, em sua proposta pedagógica, temas geradores a serem trabalhados junto à consciência das classes populares.

Poéticas Políticas

Trata-se de seção dedicada a divulgar produções artísticas e literárias que expressem o compromisso de valorização da cultura popular e de construção artística militante, típica dos atores envolvidos com e nos movimentos sociais. A seção de texto e manifestações artísticas da revista do IPDMS é uma homenagem a Augusto Boal, criador do teatro do oprimido, ensejando na dramaturgia uma “poética política” (subtítulo de seu livro mais conhecido – Teatro do oprimido e outros poéticas políticas).

Caderno de Retorno

Trata-se de seção dedicada a realizar interpretações críticas, por meio de resenhas, de publicações recentes ou clássicas de textos e livros de interesse dentro do tema direitos e movimentos sociais. A seção de resenhas da revista do IPDMS é uma homenagem ao escritor e político martinicano Aimé Césaire que, como poeta da negritude, escreveu Caderno de um retorno ao país natal, poema de resgate da identidade negra e de crítica ao colonialismo.

  • Submissões abertas
  • Acesso livre
  • Responsabilidade da/os autora/es

Práxis de Libertação

Trata-se de seção dedicada a visibilizar textos e documentos produzidos por organizações populares ou movimentos sociais, veiculando produções intelectuais próprias que não pode*m* ser ofuscada*s* pelo saber formal. Também são publicados nesta seção documentos selecionados pelas comissões organizadoras de dossiês que guardem correlação com o respectivo tema. A seção de textos e documentos dos movimentos sociais da revista do IPDMS é uma homenagem ao filósofo argentino-mexicano Enrique Dussel, um dentre tantos intelectuais e militantes comprometidos com uma práxis de libertação dos povos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.