População Negra e Educação Popular em Saúde:
uma experiência com portadores de doença falciforme
DOI:
https://doi.org/10.26512/insurgncia.v7i1.33501Palavras-chave:
Anemia falciforme; Saúde da População Negra; Educação Popular em Saúde; ASRAF.Resumo
O presente estudo trata de reflexões acerca de estágio realizado no curso de graduação em Serviço Social em uma cidade no extremo Sul do estado do Rio Grande do Sul. Este estágio teve em seu projeto de intervenção a parceria com a Associação Sul Rio Grandense de Apoio aos Falciformes ”“ ASRAF. Utilizamos como metodologia a pesquisa participante, além do diário de campo. A doença falciforme é genética e hereditária, e atinge predominantemente a raça negra. A partir da Educação Popular em Saúde percebeu-se um constante desrespeito com o portador desta enfermidade, sendo necessário pensar junto à associação estratégias de enfrentamento a esses descumprimentos. A ASRAF visa priorizar o atendimento especial aos portadores de Anemia Falciforme, dialogando com entidades municipais para o acesso aos medicamentos gratuitos, passagens/transportes, centro de atendimento especializado, apoio psicológico, jurídico e assistencial. Consideramos que a experiência deste estágio na área do Serviço Social, possibilitou a reflexão acerca do papel do assistente social na resolução de problemáticas vividas, neste contexto, majoritariamente pela população negra. Além disso, o assistente social, atuante como educador popular em saúde, colabora para educar os cidadãos de forma que passem a exigir seus direitos e se conscientizem da força que possuem quando passam a se mobilizar coletivamente, atuando como agentes das transformações sociais necessárias.
Referências
ABREU, Marina Maciel. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional, São Paulo: Editora Cortez, 2011.
ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
AMARAL, Marcel Jardim. Anemia Falciforme: promessas não me emocionam. Jornal Agora / O Jornal do Sul, Rio Grande - RS, p. 2-2, 29 out. 2013.
AMARAL, Marcel Jardim; PEREIRA, Vilmar Alves; COSTA, Laís Braga. Impactos da participação popular na IV Conferência da Igualdade Racial em Rio Grande ”“ RS. Revista Teias, [S.l.], v. 19, n. 54, p. 463-477, set. 2018. ISSN 1982-0305. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/34132 /26645>. Acesso em: 25 abr. 2020. doi: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34132.
AMARAL, Marcel Jardim. O negro e a luta por reconhecimento: as cotas raciais na universidade. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Instituto de Educação, Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense,1984
BRANDAO, Carlos Rodrigues; FAGUNDES, Maurício Cesar Vitória. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Educ. rev., Curitiba, n. 61, p. 89-106, Set. 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo. php?pid=S0104-40602016000300089&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 11 Abr. 2020.
BRASIL. Lei n. º 10.678, de 23 de maio de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 26 mai., 2003. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.678.htm >. Acesso em 20 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. º 399/GM, de 22 de fevereiro de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 fev., 2006. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/ saudelegis/gm/2006/prt039922022006.html >. Acesso em: 24 abr. 2020
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Brasília ”“ DF: Ministério da Saúde, 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
CRI. Articulação para o combate ao racismo institucional. Identificação e abordagem do racismo institucional. Brasília: CRI, 2006.
FALEIROS, Vicente de Paula. Reconceituação do Serviço Social no Brasil: uma questão em movimento? Revista Serviço Social & Sociedade nº 84. p. 21-36. São Paulo: Cortez, 2005.
FARINELLI, Marta Regina; CANOAS José Walter. Os instrumentais Técnico-operativos em Serviço Social e o atendimento de Plantão. Anais da III Semana de Serviço Social. FESP/UEMG, Passos, 2004.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 17ª. Ed. São Paulo: Paz e Terra. 2015.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo, Cortez Editora, 1991.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 10. ed. Tradução de Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GOUVÊA, Maria das Graças. Educação Popular junto aos Movimentos Sociais, Doutorado. PUC ”“ SP, 1997.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio. Preconceito e discriminação: queixas de ofensas e tratamento desigual dos negros no Brasil. Salvador, Novos Toques, 1998.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez Editora, 1998.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social. São Paulo: Cortez Editora, 1992.
LACERDA, Lélica Elis P. de. Exercício profissional do assistente social: da imediaticidade à s possibilidades históricas. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 117, p. 22-44, Mar. 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-66282014000100003&script=sci_abstract&tlng=pt> Access em 20 abr. 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-66282014000100003.
LEWGOY, Alzira Mª. B; SCAVONI, Maria Lucia. Supervisão em Serviço Social: a formação do olhar ampliado. Revista Texto & Contextos. V.1, n.1 EDIPUCRS. Porto Alegre:2002. ISSN 1677-9509. Disponível em: < http://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/ojs /index.php/fass/article/ view/925/705>. Acesso em 19 out. 2019.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3o Seminário Nacional Relações Raciais e Educação - PENESB-RJ, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: https://www.ufmg.br/inclusaosocial/?p=59
MOORE, Carlos. Racismo & Sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. 2. ed. Belo Horizonte: Nandyala, 2012.
NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-político contemporâneo. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 1. Brasília: CEAD/ABEPSS/CFESS,1999.
NETTO, José Paulo; BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006. (Biblioteca básica de Serviço Social, 1.)
QUIROGA, C. Invasão positivista no marxista: manifestação no ensino da metodologia no Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1991.
RIBEIRO, Matilde. Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil (1986-2010). 1. Ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
SAMPAIO, Adriana Soares. Ecos do silêncio: reflexões sobre uma vivência de racismo. In: BATISTA, Luís Eduardo; WERNECK, Jurema; LOPES, Fernanda. Saúde da população negra. ABPN-Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, 2012. p. 245-254.
ZITKOSKI, Jaime José. A pedagogia das marchas e a educação popular: lutas e esperanças no contexto latino-americano. In: PEREIRA, Vilmar Alves; DIAS, José Roberto de Lima; ALVARENGA, Bruna Telmo (Orgs.). Educação Popular e a pedagogia da contramarcha: uma homenagem a Gomercindo Ghiggi. 1. ed., Passo Fundo: Méritos, 2013, p. 47-62.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. / Esta publicación es licenciada bajo una Licencia Creative Commons 4.0, Atribución-Sin Derivaciones / This publication is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.