Direito à participação das crianças na Educação Infantil de Gaspar/SC (2020-2022): marcos legais e epistemológicos

Autores

Palavras-chave:

Direitos, Participação, Projeto Político Pedagógico, Educação Infantil

Resumo

Tem-se como objetivo central investigar sobre o direito à participação das crianças nas instituições públicas de Educação Infantil de Gaspar/SC, a partir dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs). Apresenta-se como questão: De que modo e em que proporção o direito à participação das crianças está garantido, tomando-se aspectos legais e epistemológicos presentes nos PPPs da Rede citada? Trata-se de uma pesquisa histórico-documental, considerando a etnografia de arquivos e/ou documentos, com análise qualitativa. Respeitadas às especificidades e proporções dos documentos, conclui-se que os PPPs garantem o direto à participação das crianças; apresentam marcos legais em nível local, nacional e internacional; têm seus fundamentos epistemológicos pautados na pedagogia e na sociologia da infância.

Biografia do Autor

Raquel Bernardes Corrêa, Instituto Federal Catarinense, Camboriú, Santa Catarina, Brasil

Mestra em educação pelo Instituto Federal Catarinense – PPGE-IFC, campus Camboriú-SC, Especialização em Educação Escolar Contemporânea pela UFSC campus Blumenau-SC. Graduada em Pedagogia. Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Gaspar/SC, Encarregada da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Gaspar/SC.

Solange Aparecida de Oliveira Hoeller, Instituto Federal Catarinense, Camboriú, Santa Catarina, Brasil

Doutora em Educação pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestre em Educação pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Educação e Cultura pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia. Licenciada em História. Professora efetiva - com dedicação exclusiva do IFC – Instituto Federal Catarinense. Atuando na docência em cursos de Licenciaturas e no PPGE (Mestrado Acadêmico) do IFC - Instituto Federal Catarinense.

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Publicado

22.09.2023

Como Citar

CORRÊA, Raquel Bernardes; HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira. Direito à participação das crianças na Educação Infantil de Gaspar/SC (2020-2022): marcos legais e epistemológicos. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, p. 1–26, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/47324. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Em Defesa da Pesquisa

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