O lugar da criança no pensamento freiriano: um convite ao diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40672

Palavras-chave:

Educação Infantil, Paulo Freire, criança, ordenamento legal

Resumo

Esse texto tem por objetivo tecer reflexões e contribuições do pensamento freiriano as questões ligadas a criança, a infância e a Educação Infantil. Para isso, recorremos a um breve relato da trajetória da Educação Infantil no Brasil, bem como as políticas públicas no atendimento das crianças em Creches e pré-escolas como base de interlocução aos pressupostos de Paulo Freire. O processo metodológico desenvolvido considerou o método categorial de conteúdo em Bardin (1977). A partir de uma incursão nas obras de Freire, construímos o referencial teórico, onde são apresentadas categorias, tecendo as compreensões subjacentes à concepção da criança protagonista e de uma infância humanizada, em que a educação não é apenas preparar para viver, mas constantes leituras de mundo.

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Publicado

31.01.2022

Como Citar

CARVALHO, Lilian Maria; AMORIM, Lívia de Miranda. O lugar da criança no pensamento freiriano: um convite ao diálogo. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 8, n. 1, p. 331–352, 2022. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40672. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/40672. Acesso em: 21 dez. 2024.

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