Educação e Transformação Social: configuração dos saberes de resistência na Associação Sergipana de Prostitutas
Palavras-chave:
Direitos Humanos, Educação Informal, Práticas Educativas, Resistência, ProstituiçãoResumo
O artigo objetiva investigar como as práticas educativas incidem sob processos de transformação social, tomando como base os saberes evidenciados e construídos a partir da atuação da Associação Sergipana de Prostitutas (ASP). Inicialmente, uma imagem que ilustra o cotidiano educativo da ASP é analisada a partir do quadro “Sistematizando a Percepção da Imagem/Texto Pelo Viés do Pensamento Crítico”. Posteriormente, os saberes de resistência da ASP são descritos e compreendidos a partir das fontes documentais encontradas. Evidencia-se que na ASP há uma (trans)formação de sujeitas, pautada em uma pedagogia da resistência. Esta constrói saberes que se interrelacionam em um currículo vivo, que se direciona para a organização e a ação, em prol da luta coletiva dessas mulheres.
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