Sobre a Revista

Foco e escopo

A InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, ligada ao Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília (PPGDH/UnB), tem por objetivo difundir produção teórica inédita concernente à temática “direitos e movimentos sociais”. Com a perspectiva de impulsionar a atividade de pesquisa desenvolvida com, por e para os movimentos sociais, mobilizando pesquisadoras e pesquisadores de todo o Brasil em diversas áreas temáticas, o IPDMS se propõe a veicular uma publicação, em formato de periódico internacional, que promova produções teóricas que estejam comprometidas com a construção de conhecimento crítico e libertador sobre o tema dos direitos e dos movimentos sociais, permitindo a elaboração criativa e engajada de análises e interpretações sobre os diversos assuntos que afetam o povo brasileiro e latino-americano.

A Revista admite produções relacionadas ao tema direitos e movimentos sociais, considerando como áreas de interesse as ligadas aos Grupos Temáticos (GTs) do IPDMS: 1 – Assessoria jurídica popular, educação jurídica e educação popular; 2 – Direito e marxismo; 3 – Pensamento crítico e pesquisa militante na América Latina; 4 – Questão agrária, conflitos socioambientais, povos e comunidades tradicionais; 5 – Gênero, sexualidade e direitos; 6 – Cidade e direitos; 7 – Mundo do Trabalho; 8 – Criminologia crítica e movimentos sociais; 9 – Observatório do Sistema de Justiça, de políticas públicas e do Legislativo; 10 – Observatório da mídia e direitos humanos; 11 – Direito, criança e adolescente; 12 – Direito, memória e justiça de transição; 13 – Direito e relações raciais.

 

Periodicidade

As publicações são semestrais, ocorrendo, a partir do ano de 2025, nos meses de março e setembro de cada ano.

 

Processo de avaliação por pares

O processo de avaliação de artigos científicos é feito por avaliação dupla às cegas (double-blind peer review), salvo nas seções Diálogos Insurgentes, Poéticas políticas e Práxis de libertação. A avaliação é realizada  pelos integrantes do Corpo de pareceristas da InSURgência ou a partir de convidados ad hoc. 

Acesse a íntegra do processo de avaliação por pares aqui.

 

Política de acesso aberto e gratuito

A Revista Insurgência oferece acesso aberto, gratuito e imediato de seu conteúdo, no intuito de que haja ampla socialização do conhecimento e democratização das pesquisas. Todos os artigos são publicados sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A revista segue a definição do DOAJ para “Revistas de acesso aberto”, em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a outros usando uma licença aberta (Creative Commons ou equivalente). O que permite o acesso livre imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, faça download, copie, distribua, imprima, pesquise ou crie links para os textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.

De acordo com essa política, todo o conteúdo está disponível para acesso gratuito e aberto sem demora (sem período de embargo, sem exigência de registro dos usuários para ler o conteúdo).

Não há taxas de envio de artigos e não é cobrada aos autores pelo processamento de artigos (APC).

 

Política de direitos autorais

A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem ortográfica e gramatical, bem como de adequação a normas técnicas de citação e referenciação, sem alterar conteúdo e estilo dos textos. A revisão dos textos, entretanto, permanece sendo responsabilidade dos autores e das autoras.

Ao realizarem submissões, os autores e as autoras autorizam a publicação dos documentos submetidos, responsabilizando-se por sua autoria e/ou por seus direitos de uso, e concordam que, em caso de publicação, esta será realizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Em caso de qualquer conflito de interesses ou de submissão do mesmo texto a outro periódico, os autores e as autoras se comprometem a prestar as devidas informações à Revista InSURgência pelo sistema de submissão ou por seu endereço de e-mail institucional.

 

Política de errata e retratação

Em caso de verificação de conflitos éticos, plágio, publicações redundantes, utilização de materiais sem direitos de uso, infração de direitos autorais alheios ou ausência de declaração de conflitos de interesses pelos autores ou autoras, a revista InSURgência se reserva ao direito de retratar as publicações realizadas com base em sua Declaração de Ética nas Publicações e nas diretrizes construídas pelo Committee on Publication Ethics - COPE.

Acesse a íntegra da Política de errata e retratação aqui.

 

Política de Arquivamento e Repositório

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS e CLOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, permitindo a criação de arquivos permanentes da revista para fins de preservação e restauração. Além disso, a revista está integrada à rede PKP PN (Public Knowledge Project Preservation Network) para garantir o arquivamento digital de longo prazo.

A revista incentiva os autores a depositarem seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, seguindo os critérios de acesso aberto: a) é permitido o depósito do preprint (versão submetida), postprint (versão aceita após revisão) e a versão do editor (PDF final publicado); b) não há período de embargo, sendo o acesso imediato; e c) o depósito deve obrigatoriamente manter a licença Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional e citar a fonte original de publicação com o respectivo DOI.

 

Política de seção

A InSURgência possui seções com submissões abertas e de fluxo contínuo e as fechadas. Para saber sobre cada uma das seções, confira em Política de seção.

 

 

*Sobre a revista é de 08 de janeiro de 2026.