Escrita de abstracts na pós-graduação: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53693Palavras-chave:
Pós-graduação, Escrita acadêmica, Aprendizagem, Inglês, Abstract.Resumo
Este artigo reporta os principais achados de uma dissertação de mestrado (COSTA, 2022) em Educação que acompanhou sete estudantes da disciplina Inglês Acadêmico I por um semestre para compreender como se apropriaram da escrita acadêmica em inglês, mais especificamente do gênero resumo acadêmico – abstract. Para tanto, identificamos a estrutura retórica e linguística que os participantes utilizaram na produção de seus abstracts de acordo com os movimentos retóricos de Swales e Feak (2009), conhecemos suas perspectivas e os efeitos da instrução. Utilizamos a geração de dados: (a) observação participante; (b) diário de campo; (c) coleta dos abstracts produzidos; e (d) entrevistas com os pós-graduandos. Os dados revelaram a evolução dos participantes na redação de abstracts e a apropriação dos movimentos de Swales e Feak (2009). Os participantes destacaram o objetivo de publicar científica e internacionalmente em inglês de forma autônoma, como insiders, mediante sua participação ativa em contextos específicos de uso da língua.
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AGRADECIMENTOS
Os autores agradecem os participantes e todos os envolvidos na pesquisa, qualificação e defesa da dissertação do primeiro autor. Agradecimento especial à Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC) pela bolsa de pesquisa concedida ao primeiro autor no período de abril/2021 a fevereiro/2022.
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