A Psico-tipologia e suas implicações no aprendizado de línguas estrangeiras
Palavras-chave:
Psico-tipologia, Aprendizado de Línguas Estrangeiras, multilinguismoResumo
Buscando ir além das generalizações acerca da facilidade ou dificuldade de aprendizagem de línguas estrangeiras, apresentamos neste artigo questões que se referem a como se medem as distâncias reais entre as línguas, e a como determinar se o aprendizado de uma língua é mais difícil do que o de outra. Todos nós, estudiosos da língua ou não, já arriscamos discuti-las, muitas vezes baseados em nossas intuições e experiências pessoais. Procurando esclarecer tais questões, estudos sobre a tipologia e a psicotipologia linguísticas apresentam diferentes contribuições, com base em aspectos objetivos e subjetivos, respectivamente. Apresentada por Kellerman na década de 1970, a noção da psicotipologia continua atual nos estudos sobre transferência linguística, e recebe atenção renovada nas pesquisas emergentes na área do aprendizado de mais de uma língua estrangeira por uma mesma pessoa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.