A Psico-tipologia e suas implicações no aprendizado de línguas estrangeiras

Autores/as

  • Marcia Helena Fernandes-Boëchat Université Standhal Grenoble III
  • Karim Siebeneicher Brito

Palabras clave:

Psico-tipologia, Aprendizado de Línguas Estrangeiras, multilinguismo

Resumen

Buscando ir além das generalizações acerca da facilidade ou dificuldade de aprendizagem de línguas estrangeiras, apresentamos neste artigo questões que se referem a como se medem as distâncias reais entre as línguas, e a como determinar se o aprendizado de uma língua é mais difícil do que o de outra. Todos nós, estudiosos da língua ou não, já arriscamos discuti-las, muitas vezes baseados em nossas intuições e experiências pessoais. Procurando esclarecer tais questões, estudos sobre a tipologia e a psicotipologia linguísticas apresentam diferentes contribuições, com base em aspectos objetivos e subjetivos, respectivamente. Apresentada por Kellerman na década de 1970, a noção da psicotipologia continua atual nos estudos sobre transferência linguística, e recebe atenção renovada nas pesquisas emergentes na área do aprendizado de mais de uma língua estrangeira por uma mesma pessoa.

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Publicado

2006-12-01

Cómo citar

Fernandes-Boëchat, M. H., & Brito, K. S. . (2006). A Psico-tipologia e suas implicações no aprendizado de línguas estrangeiras. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 5(2), 24–37. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/28324

Número

Sección

Artigos