Untangling reading strategies and reading skills in an ESL textbook
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v16i2.19939Palavras-chave:
estratégias de leitura, habilidades de leitura, livro didático, ISL, compreensão de leituraResumo
O sucesso da compreensão na leitura em L2 envolve tanto processos de baixo como de alto nível, sendo os mesmos dependentes de estratégias e habilidades. Esses dois conceitos são normalmente utilizados de forma intercambiável entre si e tratados de forma inconsistente na literatura, sendo que tal inconsistência pode vir a afetar o ensino de leitura. Com base nesse fato, esse artigo tem o objetivo de analisar como estratégias e habilidades são desenvolvidas em uma série de livros de inglês como segunda língua. Para alcançar tal objetivo, um framework foi desenvolvido para classificar as atividades que fomentam ´estratégias´ ou ´habilidades´ de leitura. Com o intuito de estabelecer a frequência de cada um desses conceitos na série de livros uma análise quantitativa foi realizada. Os resultados apontam que os conceitos de estratégias e habilidades são utilizados de forma intercambiável na série. Também, a presença de estratégias foi mais frequente do que habilidades e não há uma sequência linear entre esses dois conceitos, isto é, parece não haver um processo longitudinal de forma a trabalhar estratégias para que elas se tornem habilidades a fim de desenvolver leitores independentes.
Downloads
Referências
AEBERSOLD, Jo Ann; FIELD, Mary Lee. From reader to reading teacher issues and strategies for second language classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
AFFLERBACH, Peter; PEARSON, David; PARIS, Scott. Clarifying differences between reading skills and reading strategies. The Reading Teacher, v. 61, n. 5, p. 364-373, 2008.
AFFLERBACH, Peter; et al. Reading: what else matters besides strategies and skills?. The Reading Teacher, v. 66, n. 3, p. 440-448, 2013.
ALKHALEEFAH, Tarek. Taxonomies in L1 and L2 reading strategies: a critical review of issues surrounding strategy-use definitions and classifications in previous think-aloud research. The Reading Matrix, v. 16, n. 2, p. 162-226, 2016.
DANEMAN, Meredyth. Individual differences in reading skills. In: BARR, Rebecca et al. (Orgs.). Handbook of reading research, v.2. New York: Longman, 1991. p. 512-538.
DUFFY, Gerald G.; ROEHLER, Laura R. Why strategy instruction is so difficult and what we need to do about it. In: MCCORMICK, Christine B.; MILLER, Gloria; PRESSLEY, Michael. (Orgs.). Cognitive strategy research: from basic research to educational applications. New York: Springer-Verlag, 1989. p. 133-154.
DUFFY, Gerald G. Explaining reading: a resource for teaching concepts, skills and strategies. New York: Guilford Press, 2009.
GAGNÉ, Ellen D., YEKOVICH, Carol W.; YEKOVICH, Frank R. Reading. In: GAGNÉ, Ellen D., YEKOVICH, Carol W.; YEKOVICH, Frank R (Orgs.). The cognitive psychology of school learning. New York: Harper Collins College Publishers, 1997. p. 267-312.
MANOLI, Polixeni; PAPADOPOULOU, Maria. Reading strategies versus reading skills: two faces of the same coin. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 817-821, 2012.
PEARSON, David; DOLE, Janice, A. Explicit comprehension instruction: a review of research and a new conceptualization of instruction. The Elementary School Journal, v. 88, n.2, p. 151-165, 1987.
PRESSLEY, Michael; AFFLERBACH, Peter. Verbal protocols of reading: the nature of constructively responsive reading. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1995.
PRESSLEY, Michael. What should comprehension instruction be the instruction of?. In: KAMIL, M et al. (Org.) Handbook of Reading Research, v. 3. New York: Routledge, 2000. p. 545-562.
RICHARDS, Jack. Interchange Intro, 4th ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2013a.
RICHARDS, Jack. Interchange 1, 4th ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2013b.
RICHARDS, Jack. Interchange 2, 4th ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2013c.
RICHARDS, Jack. Interchange 3, 4th ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2013d.
SIMÃO, Likelli; BARETTA, Luciane. Reading strategies in English textbooks. In: TUMOLO, Celso H.S.; BECK, Magali S.; COULTHARD, Malcolm. (Orgs.). ECHOES: reflections on language and literature. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014. p. 23-34.
TOMITCH, Lêda Maria B. Aquisição de leitura em língua inglesa. In: LIMA, Candido D. Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversa com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p.191-201.
VEENMAN, Marcel V. J.; VAN HOUT-WOLTERS, Bernadette H. A. M.; AFFLERBACH, Peter. Metacognition and learning: conceptual and methodological considerations. Metacognition and Learning, v.1, n. 1, p. 3”“14, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


