Escrita acadêmica em inglês no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Minas Gerais: uma abordagem contextualizada
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53729Mots-clés :
ensino de língua inglesa, ensino de produção escrita, letramento acadêmico, ensino baseado em gêneros, EPTNMRésumé
Este artigo reflete sobre a possibilidade de explorar a abordagem de letramentos acadêmicos (LA) fora do contexto do ensino superior, em que há muitos estudos sobre o tema. Assim sendo, considera-se discutir os letramentos acadêmicos em uma instituição na qual os estudantes estão inseridos em um contexto que se permite e se almeja a integração entre os diferentes níveis de ensino (educação profissional técnica, graduação e pós-graduação). Os dados, analisados à luz das teorias que abordam o letramento como prática social, são provenientes das atividades dos professores que atuam no ensino de língua inglesa em uma Instituição de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) em Minas Gerais, obtidas por meio de um questionário via Google Forms. As análises, de caráter interpretativo, evidenciam que o desenvolvimento das habilidades de escrita em inglês pode acontecer como prática social, de forma contextualizada e situada, sem separar as pessoas e os lugares dos textos. Os resultados permitiram trazer uma perspectiva sobre o ensino da escrita acadêmica em inglês na EPTNM, contribuindo para os estudos sobre práticas pedagógicas de letramento acadêmico em inglês, no contexto do ensino médio técnico.
Téléchargements
Références
FERREIRA, M. M.; LOUSADA, E. G. Ações do laboratório de letramento acadêmico da Universidade de São Paulo: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro, v. 69, p. 125-140, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2016v69n3p125. Acesso em: 12 ago. 2024.
FIAD, R. S. Reescrita, dialogismo e etnografia. Linguagem em (Dis)curso, v. 13, p. 463-480, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/i/2013.v13n3/. Acesso em: 12 ago. 2024.
GEE, J. P. Situated Language and Learning: a critique of traditional schooling. New York. Routledge, 2004.
HYLAND, K. Genre and second language writing. Ann Arbor, MI: University of Michigan Press, 2004.
HYLAND, K. Writing in the academy: reputation, education and knowledge. London: Institute of Education, University of London, 2007.
HYLAND, K. Teaching and researching writing. 2nd ed. Harlow, UK: United Kingdom Pearson Education Limited, 2009.
JUCHUM, M.; SIMÕES, L. A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos. In: AGUSTINI, C.; ERNESTO, B. (Org.). Incursões na escrita acadêmico-universitária: letramento, discurso, enunciação [on-line]. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 93-106.
LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-170, 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364 Acesso em: 12 ago. 2024.
LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., trad. Fabiana Komesu e Adriana Fischer, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
STREET, B. V. Letramentos acadêmicos: avanços e críticas recentes. In: AGUSTINI, C.; ERNESTO, B. (Org.). Incursões na escrita acadêmico-universitária: letramento, discurso, enunciação [on-line]. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017. p. 21-33.
STREET, B. V.; MAY, S. (Ed.). Literacies and Language Education – Third Edition. Berlin: Springer, 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Horizontes de Linguistica Aplicada 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.