Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social

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DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v16i1.1495

Mots-clés :

Identidades;, Livro didático;, Classe social;, Linguística aplicada crítica

Résumé

Resumo

Considerando que as identidades são construções, formadas na língua, por meio dos discursos (NORTON, 2000); que o livro didático (LD) é figura de autoridade na sala de aula (CORACINI, 1999); e que, em geral, os LDs trazem o lazer como tema de suas unidades (TÍLIO, 2006), neste trabalho temos como objetivo analisar a maneira como a temática lazer no livro didático contribui para a construção de identidades de classe social, naturalizando desigualdades e reforçando a imagem de uma sociedade idealizada e livre de problemas.

Palavras-chave: identidades; livro didático; classe social.

 

Leisure activities in English textbooks: social class identity construction

 Abstract

Considering that identities are constructions, formed in the language through discourses (NORTON, 20000); that textbooks are figures of authority in the language classroom (CORACINI, 1999) and that, in general, they include ‘leisure activities’ in their units and contents (TÍLIO, 2006), in this article we aim at analyzing how the topic leisure in English textbooks contributes to the construction of social class identities, naturalizing inequalities and reinforcing the image of an idealized, problem-free society.

Keywords: Identities; textbooks; social class.

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Bibliographies de l'auteur-e

Gabriel Nascimento, Universidade de São Paulo

Gabriel Nascimento|11 9 7623-8922 
Mestre em Linguística Aplicada pela UnB
Doutorando em Letras pela USP

Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Goiás, professora adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da UnB.

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Publié-e

2017-07-07

Comment citer

Nascimento, G., & Mastrella-de-Andrade, M. R. (2017). Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 16(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v16i1.1495

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