O ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAC) na linha do tempo dos estudos sobre o Português Língua Estrangeira (PLE) no Brasil

Autores

  • FLÁVIA CAMPOS SILVA CEFET/MG
  • ERIC JÚNIOR COSTA CEFET/MG

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v19i1.24117

Palavras-chave:

PLE, PLAc, Políticas linguísticas., Migrações e ensino de línguas

Resumo

Com este trabalho tem-se a pretensão de situar e caracterizar o ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) na linha do tempo dos estudos sobre o Português Língua Estrangeira (PLE). A proposta é contextualizar o ensino do PLE no Brasil, com ênfase nas políticas linguísticas que envolveram ”“ e ainda envolvem ”“ esse tipo de aquisição de Português (ALMEIDA FILHO, 1999, 2005, 2012; CUNHA; SANTOS, 2002). Na sequência, com o amparo de teorizações de Grosso (2010), Amado (2011), Arantes et. al (2016), Cursino et. al (2016), Lopez (2018) e Diniz e Neves (2018), serão situadas e caracterizadas as concepções de PLAc, com ênfase nas suas especificidades, motivadas por questões geopolíticas e pelo multilinguismo global, especialmente. A conclusão indica que o PLAc representa uma perspectiva outra, inovadora e significativa no campo do PLE, uma vez que, além de assistir a demandas não atendidas pelo Estado (COSTA; SILVA, 2018), baseia sua metodologia numa cultura de ensino participada, que respeita os processos de (re)construção identitária dos sujeitos (ANUNCIAÇÃO, 2018) com foco na promoção da cidadania e na consciência e diálogo interculturais.

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Biografia do Autor

FLÁVIA CAMPOS SILVA, CEFET/MG

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2009). Pós-graduada em Administracão - MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, pela Universidade Federal de São João del-Rei, UFSJ (2012). Pós-graduada em Letras - Mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura, na linha de Discurso e Representação Social, pela Universidade Federal de São João del-Rei, UFSJ (2016). Atuou como Assistente Administrativo e Analista de Licitações (2010-2014). Lecionou no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC (2013). Bolsista Capes, dedicação exclusiva, durante o mestrado (2014-2016). Lecionou ainda na educação profissional da rede pública - Escola POLEM (2017). Atualmente ministra o curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) e cursa o Doutorado em Estudos Linguísticos, ambos no CEFET/MG. É membro pesquisador do Grupo de Estudos Migratórios: Acolhimento, Linguagens e Políticas (GEMALP).

ERIC JÚNIOR COSTA, CEFET/MG

Graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e especialista em História Pré-hispânica Mexicana pela Universidad Nacional Autónoma de México (2008). Tem ampla experiência no ensino de português para estrangeiros e com o exame CELPE-Bras na Argentina, México, África do Sul e São Paulo. Atuou como professor voluntário de Português Língua de Acolhimento (PLAc) para imigrantes e refugiados em um projeto desenvolvido pela parceria entre a Prefeitura de São Paulo, o Sefras (Serviço Franciscano) e a ONG Refazenda. Cursou o Mestrado em Português Língua Não Materna na Universidade Aberta de Portugal . Atualmente é doutorando em Estudos de Linguagens, coordenador do Grupo de Estudos Migratórios: Acolhimento, Linguagens e Políticas (GEMALP) e do curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), todos no CEFET/MG. Também é sócio-titular da Associação Mineira dos Professores de Português Língua Estrangeira (AMPPLIE).

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

SILVA, F. C., & JÚNIOR COSTA, E. (2020). O ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAC) na linha do tempo dos estudos sobre o Português Língua Estrangeira (PLE) no Brasil. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 19(1), 125–143. https://doi.org/10.26512/rhla.v19i1.24117

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