Blog Reflection in Action: discurso de um grupo de estudantes de Letras na construção de processos reflexivos em ambiente virtual
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1168Palabras clave:
Discurso;, Reflexão crítica;, Formação de professores;, TIC;, Tecnologia;, Língua estrangeiraResumen
Este trabalho se insere no contexto de educação em ambiente virtual e tem o objetivo de investigar os indícios dos processos reflexivos e odesenvolvimento desses processos em um blog colaborativo educacional. Os participantes que compuseram, durante seis meses, a comunidade discursiva são alunos do curso de Letras Português/Inglês de quatro universidades brasileiras. Com base nas interações ocorridas no e por causa do blog, analisamos os processos reflexivos desses participantes. O trabalho contou com suporte teórico em Smyth (1992) e Zeichner (1994), no que tange à reflexão crítica; em Gomes (1995), Lanza (2007) e Rodrigues (2008), no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem em ambiente virtual e em blogs. As questões que nortearam a pesquisa foram as seguintes: 1) quais os possíveis indícios de processos reflexivos podem ser observados nas interações entre os participantes? e 2) de que forma o grupo procurou construir processos reflexivos nesse ambiente virtual? O percurso teórico-metodológico utilizado foi interpretativista (ERICKSON,1986/1990). Os resultados evidenciaram reflexões ingênuas apresentadas pelos estudantes que não questionam os efeitos ideológicos dos próprios discursos.
Descargas
Citas
BOURDIEU, Pierre. Le sens pratique. Paris: Ed. De Minuit, 1980.
DEWEY, John. Como pensamos:como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo (uma reexposição). São Paulo: Editora Nacional, 1933.
CELANI, Maria. A. A.. Um programa de formação contínua. In:CELANI, Maria. A. A. (Org.). Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. 1.ed. Campinas: Mercado de Letras, 2003, v. 1, p. 19-36.
ERICKSON, Frederic. Qualitative methods: research in teaching and learning.New York: Macmillan, 1986/1990.
FAIRCLOUGH, Norman.Discurso e mudança social. Brasília: Editora daUNB, 2001.
FULLAN,Michael. O significado da mudança educacional.4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GERALDINI, Alexandra. F. S. Docência no ambiente digital: ações e reflexão. 2003. 262 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas) ”“Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
GOMES. Maria. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In: VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA. 2005, Leiria. Actas...Leiria: Escola Superior deEducação de Leiria, p. 311-315,2005.
KOSIKOSKI, Elizabeth. P. L. A produção escrita em Língua Inglesa nas interfaces blog e papel. 2007. 131 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) ”“Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,São Paulo,2007.
LANZA, Heloisa. H. Uso pedagógico do blog no ensino-aprendizagem de espanhol: elaboração e avaliação de uma tarefa. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) ”“Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário: pedagogiado discurso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. PENNYCOOK, Alastair. The politics of pronouns. ELT Journal, v.48, n. 2, p.173-179, 1994.
RECUERO, Raquel. Fluxos de informação e capital social nos weblogs. In: STEFFEN, César.; POZENATO, KeniaM. (Orgs.). Mídia, cultura e contemporaneidade. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2010. p. 117-142.
REICHMANN, Carla. L.Escrevendo na tecnosfera: um olhar sobre um blog reflexivo de professoras em formação. Letras & Letras,v. 25, n. 2, p. 105-122, jul./dez, 2009.
RODRIGUES, Cláudia. O uso de blogs como estratégia motivadora para o ensino de escrita na escola. 2008. 158 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) ”“Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
ROMERO, Tania R.S. Reflexões sobre a autoavaliação no processo reflexivo. In: CELANI, Maria A. A. (Org.). Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2003, v. 1, p. 91-105.
SCHÖN, Donald. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.
SMYTH, John. Teachers' work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n. 2, p. 267-300, 1992.
WALLACE, Michael. J. Training foreign language teachers: a reflective approach. Glasgow: Cambridge University Press, 1991.
ZEICHNER, Kenneth. M.Research on teacher thinking and different views of reflective practice in teaching and teacher education. In: CARLGREN, Ingrid.;HANDAL, Gunnar.; VAAGE, Sveinung(Eds.).Teachers’minds and actions: research on teachers’ thinking and practice. London: Falmer Press, 1994. p. 9-27.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.