Developing English for Academic Purposes (EAP) teaching materials: a needs analysis of novice teachers
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v16i1.1488Palavras-chave:
Inglês para fins acadêmicos;, Formação de professores;, Idiomas sem Fronteiras;, English for academic purposes;, Teacher training;, Languages without BordersResumo
Abstract
The Language without Borders (LwB) Programme is an educational policy which aims at promoting English learning at universities as well as promoting opportunities for teacher development. LwB teachers have to prepare their own English for Academic Purposes (EAP) teaching materials. Taking this into account, we seek to understand how the LwB Programme prepares these teachers to create EAP materials and if they encounter any difficulties. A needs analysis was carried out through online surveys and semi-structured interviews. The former was sent to LwB teachers from all over Brazil, and the latter was conducted with teachers from one university. Based on the results we suggest some topics that could be addressed in the pedagogical meetings to address these teachers’ needs.
Keywords: English for academic purposes, teacher training, Languages without Borders.
O desenvolvimento de materiais didáticos de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA): uma análise das necessidades de professores iniciantes
Resumo
O Programa Idiomas em Fronteiras (IsF) é uma política educacional que busca promover a aprendizagem de inglês na universidade e ser uma oportunidade de formação de professores, pois os professores-bolsistas do IsF devem preparar seu próprios materiais didáticos de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA). Levando isso em consideração, buscamos entender como o Programa IsF prepara esses professores para elaborar materiais de IFA e se encontram dificuldades. Para tanto, foi conduzida uma análise de necessidades através de questionários online e entrevistas. Os questionários foram enviados para professores IsF de todo o Brasil e as entrevistas foram realizadas com professores de uma universidade. Com base nos resultados, sugerimos tópicos que podem ser trabalhados nas reuniões pedagógicas para responder à s necessidades dos professores.
Palavras-chave: Inglês para fins acadêmicos; formação de professores; Idiomas sem Fronteiras.
Downloads
Referências
BRASIL. Universidades participantes do Núcleo de Línguas - Inglês. Disponível em:<http://isf.mec.gov.br/ingles/images/2015/janeiro/Universidades_NucLi_2015_novo.pdf>. Acesso em: 03 de Set. 2016.
BELCHER, D. Trends in teaching English for specific purposes. Annual Review of Applied Linguistics, n. 24, p. 165”“186, 2004.
CARNOY, M. University expansion in a changing global economy: the triumph of the BRICS? Stanford, California: Stanford University Press, 2013.
CRISTOVÃO, V.; BEATO-CANATO, A. A formação de professores de língua para fins específicos com base em gêneros textuais. DELTA, n. 31, v. 1, p. 45-74, 2016.
JOHNS, A.; PRICE-MACHADO, D. English for Specific Purposes (ESP): tailoring courses to student needs ”“ and to the outside world. In: CELCE-MURCIA, M. (Ed.), Teaching English as a second or foreign language. Boston: Heinle & Heinle, 2001. p.43-54.
JORDAN, R. The growth of EAP in Britain. Journal of English for Academic Purposes, v. 1, n. 1, 2002, p. 69-78.
HYLAND, K.; HAMP-LYONS, L. EAP: issues and directions. Journal of English for Academic Purposes, v. 1, n. 1, 2002, p. 1-12.
HYLAND, K. General and specific EAP. In: HYLAND, K.; SHAW, P. The Routledge handbook of English for academic purposes. London:Routledge, 2016. p. 17-29.
ST JOHNS, A.; DUDLEY-EVANS, T. English for specific purposes: international in scope, specific in purpose. TESOL Quarterly, v. 25, n. 2, 1991, p. 297-314.
NETO, T.; SENHORAS, E. Diplomacia e para-diplomacia educacional brasileira no contexto da ciência, tecnologia e inovação. Revista Mundorama. 2014. Disponível em:
<http://mundorama.net/2014/09/06/diplomacia-e-paradiplomaciaeducacional-brasileira-no-contexto-da-ciencia-tecnologia-e-inovacaopor-eloi-martins-senhoras-tercio-araujo-da-silva-neto/>. Acesso em: 03set. 2016.
ROBINSON, P. ESP today: a practitioner's guide. Hemel Hempstead:Phoenix, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


