A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio

Autores

  • José de Sousa Silva GDF
  • José Carlos Almeida Filho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.679

Palavras-chave:

Segunda língua;, L2;, Insumo;, Filtro sócio-afetivo;, Abordagem;, LIBRAS;, Análise de abordagem

Resumo

Neste artigo buscamos analisar a abordagem de ensinar Língua Portuguesa em modalidade escrita numa classe inclusiva composta de alunos com surdez profunda e alunos ouvintes a partir da filmagem de uma aula de produção de texto com o intuito de interpretar evidências de adequação do insumo oferecido e co-construído em sala e de permeabilidade do filtro sócio-afetivo. Registrou-se uma abordagem formal textualistapouco voltada para a verdadeira inserção do surdo na escola regular dos ouvintes.

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Biografia do Autor

José de Sousa Silva, GDF

Mestre pela Universidade de Brasília, Intérprete de Libras GDF

José Carlos Almeida Filho, Universidade de Brasília

Professor Doutor da Universidade de Brasília ”“ UnB

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Publicado

2011-04-09

Como Citar

Silva, J. de S., & Almeida Filho, J. C. (2011). A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(1), 8. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.679

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