Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs

Autores

  • Oldinê Ribeiro de França Universidade de Brasília ”“ UnB
  • Cynthia Ann Bell dos Santos Universidade de Brasília ”“ UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.650

Palavras-chave:

Cultura;, Intercultural;, Ensino de língua estrangeira (inglês);, Abordagem de ensino;, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs);, Brasil

Resumo

O presente artigo relata um estudo cujo objetivo foi identificar a visão de professores de língua estrangeira - LE (inglês) sobre o ensino de cultura e a abordagem cultural adotada em sala de aula, especialmente se espaços interculturais eram criados, como apregoam os documentos oficiais, a saber, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que orientam o Ensino Fundamental e Médio no Brasil. O estudo ocorreu em uma escola pública de línguas com dois professores; os dados foram obtidos por meio de observações de aulas, questionários e entrevistas. Os resultados indicaram diferenças evidentes entre eles, e embora ambos reconheçam a interdependência entre língua e cultura e as considerem importantes no processo de ensino/aprendizagem de línguas, notamos contradições entre o discurso e a prática. Observamos que um deles não desenvolve o elemento cultural de forma sistemática, todavia o explora, e que o outro o trabalha de forma superficial. Depreendemos que eles não estabeleceram a abordagem cultural adotada, mas constatamos que um deles trabalha de forma bastante próxima da abordagem intercultural de modo intuitivo e implícito. Os resultados revelam ainda que os professores não enfocam profundamente espaços interculturais tão importantes para preparar o aprendiz para viver no mundo contemporâneo, conforme explicitam os PCNs.

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Biografia do Autor

Oldinê Ribeiro de França, Universidade de Brasília ”“ UnB

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília - UnB

Cynthia Ann Bell dos Santos, Universidade de Brasília ”“ UnB

Professora Doutora da Universidade de Brasília - UnB

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Publicado

2011-09-13

Como Citar

França, O. R. de, & Santos, C. A. B. dos. (2011). Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(2), 80–97. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.650

Edição

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