Análise de necessidades: o mapeamento de gêneros para um curso de Inglês para Fins Profissionais na área de Desenvolvimento de Sistemas

Autores

  • Luciana Moraes Silva Octaviano Centro Paula Souza;PPGEL/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Solange Aranha Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus São José do Rio Preto (IBILCE) https://orcid.org/0000-0002-8092-1875

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.42664

Palavras-chave:

Inglês para Fins Profissionais, Análise de necessidades, Gêneros, Desenvolvimento de sistemas

Resumo

Os objetivos deste artigo são: (i) discutir os resultados de uma análise de necessidades que buscou compreender as demandas do mercado de trabalho em Desenvolvimento de Sistemas; (ii) comparar os gêneros aos quais profissionais desse setor econômico têm acesso e precisam conhecer, e aqueles contemplados no Plano de Curso de uma instituição pública; e (iii) delimitar quais gêneros deveriam ser abarcados em um curso de Inglês para Fins Profissionais para os alunos dessa área. À luz dos pressupostos teóricos sobre análise da situação-alvo (HUTCHINSON; WATERS, 2000; NATION; MACALISTER, 2010; ANTHONY, 2018), análise de conteúdo (HUCKIN, 2004; FRANCO, 2018) e triangulação de dados (LONG, 2005; BROWN, 2016), investigamos o Plano de Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio do Centro Paula Souza, aplicamos um questionário contendo cinco questões junto a nove profissionais da área e triangulamos as informações obtidas no plano de curso com as respostas ao questionário, a fim de propor eventuais adequações do plano de curso às necessidades do mercado de trabalho para o qual os alunos estão sendo formados. A análise dos dados revelou que alguns gêneros, como a carta pessoal e a entrevista, são desenvolvidos durante a formação profissionalizante; no entanto, há gêneros, como a página de Web e o tutorial, ausentes no Plano de Curso e necessários para a execução das atribuições profissionais da área.

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Biografia do Autor

Luciana Moraes Silva Octaviano, Centro Paula Souza;PPGEL/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda e Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus São José do Rio Preto. Pós-graduada (Lato Sensu) em Práticas Reflexivas e ensino-aprendizagem de Inglês na escola pública pela PUC-SP (2020), em Formação de Tradutores em Língua Inglesa pelo Centro Universitário Claretiano (2015), e em Gestão Empresarial pela Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha de Marília (2001). Graduada em Programa Especial de Formação Pedagógica pela FATEC - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (2008), em Letras ? Licenciatura Plena com habilitação em Português/Inglês pela FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas (2006), e em Administração de Empresas pela FACCAT - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã (1999). Voltada ao ensino-aprendizagem de inglês, participou da avaliação Teaching Knowledge Test (2014), obtendo Band 3 no Módulo 3 (Managing the teaching and learning process). Participou de um processo seletivo e realizou um intercâmbio - Londres -, para estudos na International House London de 16/06/2014 a 11/07/2014. Atualmente, é professora por prazo indeterminado do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na qual leciona Língua Estrangeira Moderna - Inglês e Comunicação Profissional, na Escola Técnica Estadual de Tupã. Busca ampliar os estudos voltados às práticas pedagógicas referentes ao processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa.

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Publicado

2022-06-20

Como Citar

Octaviano, L. M. S., & Aranha, S. (2022). Análise de necessidades: o mapeamento de gêneros para um curso de Inglês para Fins Profissionais na área de Desenvolvimento de Sistemas. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(1), AG6. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.42664

Edição

Seção

Artigos