Avaliação na Perspectiva Acional e integração das atividades de linguagem em língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32750

Palavras-chave:

Perspectiva Acional, Avaliação para a aprendizagem., Gêneros de textos, Atividades de linguagem

Resumo

Este artigo aborda a avaliação em língua estrangeira na Perspectiva Acional, que tem como pressuposto unir a aprendizagem da língua ao seu uso social real por meio de tarefas nas quais há integração de habilidades. Tem por base uma pesquisa teórica realizada no âmbito de mestrado e versa sobre um processo avaliativo em língua estrangeira que visa associar as atividades de linguagem para aproximar a língua de seu uso real. O texto aborda aspectos sobre a Perspectiva Acional, os gêneros de textos, a avaliação para a aprendizagem e a integração das atividades de linguagem, particularmente de recepção e produção, na avaliação em sala de aula. Propõe que uma avaliação representativa do uso da língua em situações reais de comunicação recorra a procedimentos que integram as atividades de linguagem, como ocorre no mundo real. Os gêneros de textos orais e escritos configuram-se como insumos para agregar as atividades de linguagem. Vincular a recepção à produção de textos significa conferir mais autenticidade ao processo avaliativo na lógica acional. O intuito é proporcionar mais uma possibilidade pedagógica para o agir avaliativo do professor de línguas.

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Biografia do Autor

Luzia Alessandra Pinheiro, Universidade de Brasília

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Publicado

2020-12-02

Como Citar

Pinheiro, L. A., & Quevedo-Camargo, G. (2020). Avaliação na Perspectiva Acional e integração das atividades de linguagem em língua estrangeira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 19(2), 69–90. https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32750

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