A Psico-tipologia e suas implicações no aprendizado de línguas estrangeiras

Autores/as

  • Marcia Helena Fernandes-Boëchat Université Standhal Grenoble III
  • Karim Siebeneicher Brito

Palabras clave:

Psico-tipologia, Aprendizado de Línguas Estrangeiras, multilinguismo

Resumen

Buscando ir além das generalizações acerca da facilidade ou dificuldade de aprendizagem de línguas estrangeiras, apresentamos neste artigo questões que se referem a como se medem as distâncias reais entre as línguas, e a como determinar se o aprendizado de uma língua é mais difícil do que o de outra. Todos nós, estudiosos da língua ou não, já arriscamos discuti-las, muitas vezes baseados em nossas intuições e experiências pessoais. Procurando esclarecer tais questões, estudos sobre a tipologia e a psicotipologia linguísticas apresentam diferentes contribuições, com base em aspectos objetivos e subjetivos, respectivamente. Apresentada por Kellerman na década de 1970, a noção da psicotipologia continua atual nos estudos sobre transferência linguística, e recebe atenção renovada nas pesquisas emergentes na área do aprendizado de mais de uma língua estrangeira por uma mesma pessoa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2006-12-01

Cómo citar

Fernandes-Boëchat, M. H., & Brito, K. S. . (2006). A Psico-tipologia e suas implicações no aprendizado de línguas estrangeiras. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 5(2), 24–37. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/28324

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.