A produção de verdades acerca da gramática em práticas discursivas de professores de língua portuguesa

Autores

  • Carmen Brunelli Moura Universidade Potiguar
  • Marluce Pereira da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v11i2.1196

Palavras-chave:

Gramática e linguagem;, Ensino de língua portuguesa;, Discursividade

Resumo

Neste trabalho apresentamos breves reflexões sobre a perspectiva dos docentes de um Curso de Especialização instados em uma das atividades realizadas, a discutirem as concepções de gramática que norteiam suas aulas de Língua Portuguesa Indagamos os professores sobre a forma de orientarem suas práticas frente à taxonomia gramatical que norteia as aulas de português. Objetivamos problematizar a concepção de gramática que constrói sentidos em suas práticas pedagógicas. Analisamos fragmentos de algumas das atividades solicitadas a esses professores e percebemos que, em seu dizer-fazer pedagógico, os docentes adotam tanto práticas originárias da gramática normativa quanto da perspectiva descritiva que orientam o ensino da gramática. Foi possível observar, nessa discursividade, outros posicionamentos que rompem com essa regularidade enunciativa e materializam uma concepção de gramática e de linguagem que privilegia atividades de uso efetivo da língua materna.

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Biografia do Autor

Carmen Brunelli Moura, Universidade Potiguar

Professora de Língua Portuguesa da Universidade Potiguar.

Marluce Pereira da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professora do departamento de Letras do Campus IV- UFPB.

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Publicado

2013-03-25

Como Citar

Moura, C. B., & Silva, M. P. da. (2013). A produção de verdades acerca da gramática em práticas discursivas de professores de língua portuguesa. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 11(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v11i2.1196

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