Filosofia Problematizante: A Versão Bergson-Deleuziana

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/rfmc.v7i3.27328

Mots-clés :

Bergson, Deleuze, educação, pedagogia problematizante, problema

Résumé

The objective of this article is to discuss, within the scope of philosophy, the notion of problematizing thought, taking as starting point the Bergson-Deleuzian considerations of the notion of philosophical problem. We thus assume here that the perspectives of Bergson and Deleuze (taking account of the Deleuzian reading of the notion of 'problem' as it appears in Bergson's philosophy) are one and the same as regards the understanding of philosophical activity, and argue that on this basis there may be developed a new pedagogical stance for teaching philosophy in both basic and university education.

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Biographie de l'auteur-e

Paulo César Rodrigues, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Possui graduação em Filosofia (Modalidade Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestrado e Doutorado em Filosofia pelo Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua como Professor Assistente Doutor na UNESP, Campus de Marília. Leciona História da Filosofia Contemporânea I e II, bem como Tutorias e optativas na Graduação em Filosofia. Atua também como Professor Permanente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Possui interesse pela Filosofia Francesa Contemporânea e atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Pensamento Francês Contemporâneo, vinculado ao Diretório do CNPq.

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Publié-e

2020-01-26

Comment citer

RODRIGUES, Paulo César. Filosofia Problematizante: A Versão Bergson-Deleuziana. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 85–104, 2020. DOI: 10.26512/rfmc.v7i3.27328. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/27328. Acesso em: 17 déc. 2024.