Problematizing Philosophy: The Bergson-Deleuzian Version
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v7i3.27328Keywords:
Bergson, Deleuze, educaton, problematizing pedagogy, problemAbstract
A ambição deste artigo é a de tematizar, no âmbito da filosofia, a proposta de um pensamento problematizante, tendo como ponto de partida as considerações bergson-deleuzianas sobre a noção de problema filosófico. Assumem-se aqui, portanto, as perspectivas de Bergson e Deleuze ”“ ou ainda, a leitura deleuziana da noção de “problema”, tal como figura na filosofia de Bergson ”“ como uma única e mesma compreensão da atividade filosófica, a partir da qual se poderia cogitar uma nova postura pedagógica no domínio do ensino de Filosofia, seja na Universidade, seja na Educação Básica.
Downloads
References
ARANTES, Paulo Eduardo. Um departamento francês de ultramar: estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
BERGSON, Henri. Essai sur les données immédiates de la conscience. In : Œuvres (Édition du centenaire). Paris: PUF, 2001a.
BERGSON, Henri. La pensée et le mouvant. In : Œuvres (Édition du centenaire). Paris: PUF, 2001b.
BERGSON, Henri. L’évolution créatrice. In : Œuvres (Édition du centenaire). Paris: PUF, 2001c.
BERGSON, Henri. Matère et mémoire. In : Œuvres (Édition du centenaire). Paris: PUF, 2001d.
COSSUTTA, Frédéric. Elementos para leitura de textos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
DELEUZE, Gilles. A concepção da diferença em Bergson. In: DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 1999a. p. 95-123.
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 1999b.
DELEUZE, Gilles. Empirismo e subjetividade: ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2001.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz B. L. Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DELEUZE, Gilles. Em que se pode reconhecer o estruturalismo? In: CHÂTELET, François. História da filosofia: ideias e doutrinas, O século XX. Tradução de Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Zahar, s/d. p. 271-303.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992.
GOLDSCHMIDT, Victor. Tempo histórico e tempo lógico na interpretação dos sistemas filosóficos. In: GOLDSCHMIDT, Victor. A religião de Platão. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970. p. 139-147.
GRANGER, Gilles-Gaston. A ciência e as ciências. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: UNESP, 1994.
HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. Tradução de Marco Aurélio Werle. São Paulo: Cadernos de Tradução, Departamento de Filosofia USP, 1997.
JUNG, Carl Gustav. Memórias, sonhos, reflexões. Tradução de Dora Ferreira da Silva. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, s/d.
MARQUES, Ubirajara Rancan de Azevedo. A escola francesa de historiografia da filosofia. São Paulo: UNESP, 2007.
PORTA, Mario Ariel González. A filosofia a partir de seus problemas. São Paulo: Loyola, 2007.
PRADO JÚNIOR, Bento. Plano de imanência e vida. In: PRADO JÚNIOR, Bento. Erro, ilusão, loucura: ensaios. São Paulo: Editora 34, 2004. p. 139-170.
RIQUIER, Camille. A superação intuitiva da metafísica: o kantismo de Bergson. Trans/Form/Ação, Marília, v. 40, n. 2, p. 217-42, 2017.
SILVA, Franklin Leopoldo e. Bergson: intuição e discurso filosófico. São Paulo: Loyola, 1994.
ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Bergson. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Relume Dumará, Sinergia, Ediouro, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.