Notícias

Chamada de artigos - Dossiê "O governo dos algoritmos: a morte da política?" (submissões até 30 de setembro de 2020)

2020-04-18

O governo dos algoritmos: a morte da política?

A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea convida pesquisadoras e pesquisadores a submeter artigos para o dossiê “O governo dos algoritmos: a morte da política?”, a ser publicado em dezembro de 2020.

É inegável que a internet, os dispositivos móveis e as plataformas digitais provocaram uma verdadeira revolução no modo como produzimos, fazemos circular e recebemos informações. As mudanças são de tal ordem que é comum se falar em uma inédita ciberculura e em um novo modo de vida digital no seio de uma nascente sociedade da informação. Essas transformações trazem, contudo, novos problemas e desafios, sendo preciso avaliar criticamente o mundo que se avizinha, que está longe de ser simplesmente uma utopia enfim realizada. Nesse contexto, convém refletir também sobre o futuro da política em diversas de suas dimensões, tocando em temas como a deformação da esfera pública, a crise institucional, os retrocessos sociais e o desmoronamento das democracias liberais.

Saiba mais sobre Chamada de artigos - Dossiê "O governo dos algoritmos: a morte da política?" (submissões até 30 de setembro de 2020)

Edição Atual

v. 8 n. 2 (2020): Dossiê “Origens da Filosofia Contemporânea”

O grupo de pesquisa “Origens da Filosofia Contemporânea” realizou seu 10º encontro internacional anual em 2019. Para celebrá-lo, organizamos este dossiê de ensaios de vários professores que participaram dos encontros ao longo de sua história. O dossiê oferece uma razoável representação da rede de relações institucionais em que o grupo se insere, bem como do trabalho intelectual produzido nesse ambiente.

O objetivo do grupo é estudar as relações entre as filosofias analítica e a fenomenológico-hermenêutica, com enfoque nas origens da filosofia contemporânea, a partir do estabelecimento de suas raízes comuns e seu posterior isolamento recíproco. A hipótese de trabalho do grupo é que tanto a filosofia analítica quanto a fenomenológico-hermenêutica representam uma mudança comum, do ponto de vista da história da filosofia, que pode ser caracterizada como o deslocamento do conceito de validade (Geltung) para o conceito de sentido (Sinn).

Publicado: 2020-12-31

Edição completa

Páginas Iniciais

Editorial

Traduções

Normas para Publicação

Ver Todas as Edições

Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea (RFMC) é um periódico eletrônico de livre acesso, publicado desde 2013 pelo Departamento de Filosofia (FIL) e pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade de Brasília (UnB), com frequência quadrimestral. A RFMC visa publicar artigos acadêmicos originais de todos os campos de investigação filosófica, centrados na interpretação dos pressupostos e desdobramentos da tradição moderna, e nos debates atuais da filosofia. Neste sentido, são bem-vindos estudos em história da filosofia, bem como artigos sobre discussões filosóficas em curso na contemporaneidade, vinculadas a correntes continentais, analíticas,  não-ocidentais, ou a perspectivas comparativas. Também são publicadas resenhas de livros de filosofia, e traduções de artigos ou ensaios de notória relevância filosófica. Os artigos são submetidos à avaliação cega de dois pareceristas. São aceitas apenas contribuições de doutores e/ou mestres, redigidos em português, espanhol, inglês, francês, italiano ou alemão. 

Submissões são aceitas em fluxo contínuo.