Deleuze sobre a importância do acordo discordante em Kant
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v5i2.12610Palavras-chave:
Gilles Deleuze. Immanuel Kant. Terrence Malick. Filosofia Continental. EstéticaResumo
Apresentamos a leitura deleuziana do papel e do poder da imaginação e do esquematismo no juízo estético segundo Immanuel Kant destacando, em particular, a importância de se pensar um desacordo entre faculdades e de, no limite, afirmarmos a impossibilidade de uma filosofia da arte. Como se dá o processo que liga sensações e conceitos, arte e filosofia? Ao respondermos a esta questão, também esclarecemos a situação peculiar de Kant na filosofia de Gilles Deleuze e a leitura que este faz em A Filosofia Crítica de Kant, publicado em 1963. Teremos como objeto de análise um filme sensorial, To the Wonder/A Essência do Amor (2012), realizado por Terrence Malick.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Susana Viegas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.