A graça e o cômico: os "dois sentidos da vida " na estética bergsoniana

Autores

  • Paulo César Rodrigues Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v4i2.12547

Resumo

Embora Bergson não seja conhecido como um pensador que dedicou parte significativa de sua obra à Estética, muito se comenta sobre a proximidade de sua reflexão filosófica com a arte, bem como sobre a força expressiva de sua prosa, que lhe granjeou, inclusive, um prêmio Nobel de Literatura. Essa ambiguidade apresenta-se em perfeita consonância com o teor do pensamento bergsoniano, fundamentalmente caracterizado pela dualidade, pela ambivalência que Frédéric Worms chamou de “dois sentidos da vida”. O que se pretende neste artigo é arriscar uma interpretação de duas categorias estéticas ”“ a graça, como uma qualidade dos movimentos nas formas artísticas; e o cômico, esse petit problème philosophique, também aparentado com a arte ”“, como manifestação, no plano estético, dos “dois sentidos da vida” discriminados por Worms, na filosofia de Bergson como um todo. Espera-se que a distinção entre os sentidos pragmático e metafísico da vida repercuta também no plano estético e demonstre que as experiências das formas cômicas e graciosas representem essa ambivalência no domínio da arte, cada uma delas exprimindo uma das duas tendências para as quais a vida se encaminha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Rodrigues, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui graduação em Filosofia (Modalidade Licenciatura) pela UNESP-Universidade Estadual Paulista, Mestrado e Doutorado em Filosofia pelo Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da UFSCar-Universidade Federal de São Carlos. Atua como Professor Assistente Doutor na UNESP-Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Leciona História da Filosofia Contemporânea I e II, bem como Tutorias e optativas na Graduação em Filosofia. Atua também como Professor Permanente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Possui interesse pela Filosofia Francesa Contemporânea e atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Pensamento Francês Contemporâneo, vinculado ao Diretório do CNPq.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. In: ____, Os pensadores, Tradução de Eudoro de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

BERGSON, Henri. Oeuvres(Édition du Centenaire). 6ª ed. Paris, PUF: 2001.

DESTRÉE, Pierre. A comédia na Poética de Aristóteles. Organon, nº 49, p.69-94.

FREUD, Sigmund. Os chistes e sua relação com o inconsciente. Tradução de José Luiz Meurer. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

JOHANSON, Izilda. Bergson: pensamento e invenção. São Paulo: Editora da FAP-UNIFESP, 2014.

JUNG, Carl Gustav. Memórias, sonhos, reflexões. Tradução de Dora Ferreira da Silva. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

PETERS, F. E. Termos filosóficos gregos: um léxico histórico. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983.

PRADO JR., Bento. Presença e campo transcendental: consciência e negatividade na filosofia de Bergson. São Paulo: Edusp, 1989.

SARTRE, Jean-Paul. L’imagination. Paris: PUF, 2012.

_______. L’imaginaire. Paris: Gallimard, 1986.

THIBAUDET, Albert. Le bergsonisme. Paris: Gallimard, 1923.

WORMS, Frédéric. La philosophie en France au XXe siècle: m o m e n t s. Pa r i s : Gallimard, 2009.

_______. Bergson ou les deux sens de la vie. Paris: Quadrige/PUF, 2004.

_______. Introduction à Matière et mémoire de Bergson. Paris: PUF, 1997.

Downloads

Publicado

21-05-2017

Como Citar

RODRIGUES, Paulo César. A graça e o cômico: os "dois sentidos da vida " na estética bergsoniana. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 05–22, 2017. DOI: 10.26512/rfmc.v4i2.12547. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12547. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos