A fenomenologia existencial e a perspectiva histórica no personalismo de Emmanuel Mounier

Autores

  • Adão José Peixoto Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v3i2.12516

Palavras-chave:

Personalismo, Fenomenologia, História

Resumo

Este texto procura apresentar a fenomenologia existencial praticada pelo pensamento personalista de Emannuel Mounier no seu esforço de elaboração de uma antropologia da pessoa que, inserida na história real, responde a um apelo de transcendência. Por isso, Mounier foi um pensador mais preocupado com a significação da existência humana, do ser pessoal, do que com a tecnicidade do processo epistêmico. Essa exigência epistemológica significa, no personalismo, a tentativa de elaboração de uma fenomenologia da existência, em que a pessoa é referência. A existência humana é o ponto de partida e o postulado fundamental do personalismo. A pessoa não é entendida pelo personalismo como uma realidade desvinculada do mundo, mas como uma realidade historicamente encarnada. A condição de ser “situado”, isto é, encarnado no seu tempo, na sua história, intervindo nela e transformando-a continuamente, é a forma pela qual o homem se realiza como pessoa, pois o que fundamentalmente o caracteriza como tal é a sua capacidade de romper os determinismos e afirmar a sua personalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adão José Peixoto, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, atuando tanto na graduação em pedagogia quanto na pós-graduação stricto sensu em Educação (mestrado e doutorado). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Fenomenologia, Ciências ee Educação do CNPq e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia (NEPEFE) da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Filosofia, Educação e Formação Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia e Educação; Fenomenologia e Educação; Filosofia, Ética e Educação; Filosofia, Educação e Cidadania.

Referências

BENJAMIN, Walter; HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W.; HABERMAS, Jürgen. Textos escolhidos. Traduções de José Lino Gr ünnewald et al. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural (Coleção Os Pensadores).

CHAIGNE, Hervé.“Que é o personalismo”. In: DOMENACH, Jean-Marie et al. (Org.). Presença de Mounier. Tradução de Maria Lúcia Moreira. São Paulo: Duas Cidades, 1969.

LORENZON, Alino. Atualidade do personalismo de Emmnuel Mounier. Ijuí: Ed. Unijuí, 1996.

LUIJPEN, William. Introdução à fenomenologia existencial. Tradução de Carlos Lopes de Matos. São Paulo: EPU; Ed. Universidade de São Paulo, 1973.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Freitas Bastos, 1971.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Textos escolhidos. Tradução de Marilena de Souza Chaui e Pedro de Souza Moraes. São Paulo: Nova Cultural, 1989. (Coleção Os Pensadores).

MOIX, Candide. O pensamento de Emamuel Mounier. Tradução de Frei Marcelo L. Simões. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

MOUNIER, Emmanuel. O personalismo. Tradução de João Bérnard da Costa. São Paulo: Duas Cidades, 1964.

MOUNIER, Emmanuel. Obras completas. Traducción de Antonio Ruiz et al. Salamanca, España: Ed. Sígmeme, 1990. To m o I I I .

MOUNIER, Emmanuel. Obras completas. Traducción de Antonio Ruiz et al. Salamanca, España: Ed. Sígmeme, 1992. To m o I .

MOSQUERA, Juan Mouriño. “A atualidade pedagógica e relevância humana na obra de Mounier”. Revista Filosófica Brasileira, Rio de Janeiro: UFRJ, Depto. de Filosofia, v. V, n. 1, p. 31-39, dez. 1990.

REZENDE, Antonio Muniz de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1990.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Pessoa e existência: iniciação ao personalismo de Emmanuel Mounier. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983.

Downloads

Publicado

09-03-2016

Como Citar

PEIXOTO, Adão José. A fenomenologia existencial e a perspectiva histórica no personalismo de Emmanuel Mounier. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 113–122, 2016. DOI: 10.26512/rfmc.v3i2.12516. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12516. Acesso em: 29 mar. 2024.