Heidegger e Foucault

Reflexões para Compreensão de Autocuidado e Cuidado de Si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i2.48532

Palavras-chave:

Cuidado. Autocuidado. Cuidado de si. Heidegger. Foucault.

Resumo

Discute-se aqui as aproximações e distanciamentos sobre o cuidado via as contribuições do pensamento de Heidegger e de Foucault. Interessa-nos saber sobre as ideias de autocuidado articuladas por Martin Heidegger e de cuidado de sí, conforme Michel Foucault, analisando as convergências e as divergências. Lançou-se mão da sistematização contrastiva de modo a ressaltar os encontros e desencontros entre os pensadores. Há aproximações no que se refere a importância dada a questão do cuidar como algo constituidor do ser humano, mas os distanciamentos se dão pelo modo como os sentidos de cuidado são concebidos. As aproximações e distanciamentos quanto a autocuidado e cuidado de si pensados por Heidegger e Michel Foucault nos lança a refletir que cada pensador fora atravessado por singularidades, processos históricos, sociais e culturais, desdobrando em compreensões específicas em torno do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Maria Miranda de Sousa, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga (CRP 03/22003) formada pela Universidade Federal Vale do São Francisco (2020). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2010). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (PPGFPPI) pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, desenvolvendo a pesquisa referente ao Cuidado em Educação. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Psicologia Existencial Fenomenológica e Humanista e em Educação Especial, Educação Inclusiva e Altas Habilidades. Faz parte dos grupos de pesquisa: Educação e Desenvolvimento e Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia e Esporte (UNIVASF). Tem experiência como professora na Educação Básica e Ensino Superior (formação docente e psicólogas(os). Atua enquanto professora no curso de Pedagogia no DCH III - Campus Juazeiro - Universidade do Estado da Bahia. Além disso, tem vivenciado a prática enquanto Psicóloga Clínica e em facilitações de grupos pela Educuidar - Serviços em Psicologia. Aprofunda as relações entre Educação e Psicologia, Fenomenologia e Educação, Cuidado em Educação, Interfaces Educação e Saúde, Desenvolvimento Humano, Formação Docente e Infâncias.

Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (1994), Especialização em Educação Especial (UFAL/1994) e Educação a Distância (SENAC ? AL/2011), Especialização em Produção de Mídias para Educação Online (UFBA/2018), Mestrado em Educação em Pesquisa - Université du Québec (2003) e doutorado em Ciências da Educação - Université du Québec à Chicoutimi / Université du Québec à Montréal (2013). Pós doutor em Educação - UFBA, Departamento de Educação, vincluado ao grupo de pesquisa FORMACCE, tendo como orientador o prof. Roberto Sidnei Macedo. Professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotado no Colegiado de Psicologia, professor do Mestrado em Psicologia (Univasf), professor programa de Mestrado em Formação Docente da Universidade de Pernambuco ? UPE (Campus Petrolina) e editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco ? Revasf. Coordena o Núcleo de Estudos e Práticas Sobre Infâncias e Educação Infantil - NUPIE (http://nucleonupie.blogspot.com.br) e o Laboratório de Estudos e Práticas em Pesquisa Formação. Coordena ainda o projeto de pesquisa, ?A relação das crianças com os seus pais o lugar da brincadeira?; em cooperação internacional com a Université du Québec à Trois Riviéres (UQTR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, novas tecnologias, processos inclusivos e formação profissional.

Referências

AZEREDO, J. L. “Selbstsorge – cuidado de si e fürsorge – preocupação a partir de Heidegger: análise ontológica em relação a educação”. Revista Linguagem, Ensino e Educação, Criciúma, v. 1, n. 1, mar. 2017.

CASANOVA, M. A. Compreender Heidegger. 5ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

CASANOVA, M. A.. Eternidade frágil: ensaio de temporalidade na arte. Rio de Janeiro: Via Vérita, 2013.

COTRIM, G.; FERNANDES, M.. Fundamentos de filosofia. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

ESCUDERO, J. A. “Heidegger. Ejes y temas de su programa filosófico de juventude”. THÉMATA. Revista de Filosofía, n. 51, p.13-36, 2015.

ESCUDERO, J. A.. “Heidegger: Being and Time and the Care for the Self”. Open Journal of Philosophy, v. 3, n. 2, p. 302-307, 2013. Disponível em: https://www.scirp.org/pdf/2013052910233432.pdf.

FONTOURA, F. “A arte do bem-viver e seu modelo estrutural segundo a filosofia de epicteto”. Prometeus, n. 22, 2017.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2004.

FOUCAULT, M. Repensar a política: ditos e escritos. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2010. (v.4).

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

MIRANDA DE SOUSA, Clara Maria; SILVA DE SOUZA RIBEIRO, Marcelo. Heidegger e Foucault: Reflexões para Compreensão de Autocuidado e Cuidado de Si. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 119–142, 2022. DOI: 10.26512/rfmc.v10i2.48532. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/48532. Acesso em: 28 abr. 2024.