Educação das relações étnico-raciais e formação inicial de professoras/es: questões para o currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v22i42.50557

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Formação inicial, Currículo

Resumo

O presente artigo expressa o compromisso com a educação das relações étnico-raciais (ERER) na educação escolar, interrogando sobre a formação inicial de professoras e professores para a educação básica. A partir da experiência como professor de História no Ensino Fundamental e Médio, questionamos como ocorre a qualificação dos docentes para lidar pedagogicamente com situações de discriminação racial e para valorizar a diversidade racial e cultural presente na escola. Analisamos ementas de dois cursos de graduação de uma universidade pública do estado (Universidade de Pernambuco - UPE) que nos permitiu captar o desafio curricular destas reconstruírem-se como espaço educativo e mobilizarem forças por uma pedagogia antirracista. Considera-se, pois, que a formação de professoras/es é um dos processos formativos estratégicos sobre os quais movimentos sociais, educadoras/es antirracistas e seus aliados devem manter permanente vigília político-pedagógica em defesa da educação das relações étnico-raciais.

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Biografia Autor

Anderson da Silva Bispo, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais e Formação Inicial de Professores/as pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em Cultura e História dos Povos Indígenas (UPE) e aluno do Mestrado Profissional em Ensino de História (UPE), com pesquisas concentradas na implementação da Lei 10. 639.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

BISPO, Anderson da Silva. Educação das relações étnico-raciais e formação inicial de professoras/es: questões para o currículo . Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 22, n. 42, p. 89–109, 2023. DOI: 10.26512/emtempos.v22i42.50557. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/50557. Acesso em: 24 nov. 2024.

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