Educação das relações étnico-raciais e formação inicial de professoras/es: questões para o currículo
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v22i42.50557Palavras-chave:
Relações étnico-raciais, Formação inicial, CurrículoResumo
O presente artigo expressa o compromisso com a educação das relações étnico-raciais (ERER) na educação escolar, interrogando sobre a formação inicial de professoras e professores para a educação básica. A partir da experiência como professor de História no Ensino Fundamental e Médio, questionamos como ocorre a qualificação dos docentes para lidar pedagogicamente com situações de discriminação racial e para valorizar a diversidade racial e cultural presente na escola. Analisamos ementas de dois cursos de graduação de uma universidade pública do estado (Universidade de Pernambuco - UPE) que nos permitiu captar o desafio curricular destas reconstruírem-se como espaço educativo e mobilizarem forças por uma pedagogia antirracista. Considera-se, pois, que a formação de professoras/es é um dos processos formativos estratégicos sobre os quais movimentos sociais, educadoras/es antirracistas e seus aliados devem manter permanente vigília político-pedagógica em defesa da educação das relações étnico-raciais.
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