Educação das relações étnico-raciais e formação inicial de professoras/es: questões para o currículo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v22i42.50557

Palabras clave:

Relações étnico-raciais, Formação inicial, Currículo

Resumen

O presente artigo expressa o compromisso com a educação das relações étnico-raciais (ERER) na educação escolar, interrogando sobre a formação inicial de professoras e professores para a educação básica. A partir da experiência como professor de História no Ensino Fundamental e Médio, questionamos como ocorre a qualificação dos docentes para lidar pedagogicamente com situações de discriminação racial e para valorizar a diversidade racial e cultural presente na escola. Analisamos ementas de dois cursos de graduação de uma universidade pública do estado (Universidade de Pernambuco - UPE) que nos permitiu captar o desafio curricular destas reconstruírem-se como espaço educativo e mobilizarem forças por uma pedagogia antirracista. Considera-se, pois, que a formação de professoras/es é um dos processos formativos estratégicos sobre os quais movimentos sociais, educadoras/es antirracistas e seus aliados devem manter permanente vigília político-pedagógica em defesa da educação das relações étnico-raciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson da Silva Bispo, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais e Formação Inicial de Professores/as pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em Cultura e História dos Povos Indígenas (UPE) e aluno do Mestrado Profissional em Ensino de História (UPE), com pesquisas concentradas na implementação da Lei 10. 639.

Citas

BARTH, Fredrik. (1969). Apud, OLIVEIRA Cardoso de, Roberto. Identidade étnica, identificação e manipulação. Sociedade e Cultura, vol. 6, núm. 2, julho-dezembro, 2003, p. 117.

BISPO, Anderson da Silva. A formação docente para a educação das relações étnico-raciais: limites e possibilidades em dois cursos de licenciatura da UPE mata norte / Anderson da Silva Bispo. – Recife, 2016, p. 20-23.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano nacional para implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, SECADI, 2013, p. 53.

BRASIL. Lei 10.639/03, de 09 de janeiro de 2003. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 09 jan. 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE/CP 3/2004, homologação publicada no DOU 19/05/2004, Seção 1, p. 19. Resolução CNE/CP 1/2004, publicada no DOU 22/06/2004, Seção 1, p. 11.

CARNEIRO, Sueli. Mulheres negras e violência In: Documento da articulação de mulheres negras brasileiras – rumo à III conferência mundial contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e formas conexas de intolerância. Rio de Janeiro, 2001, p. 1-2. Apud,

Oliveira, Maria Luísa Pereira de. 2009.

CARVALHO, J. J. de. O confinamento racial do mundo acadêmico brasileiro. PADÊ:estudos em filosofia, raça, gênero e direitos humanos. UniCEUB, FACJS Vol.2,N.1/07. p. 31-50. Disponível em: <<

http://www.redeacaoafirmativa.ceao.ufba.br/uploads/uniceub_artigo_2007_JJdeCarvalho.pdf>>. Acessado em 13 de novembro de 2016.

DAYRELL, Juarez. A Escola como Espaço Sociocultural In DAYRELL, Juarez. (org.). Múltiplos Olhares Sobre Educação e Cultura. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2001. p. 136-161.. Disponivel em https://docsbarraespartana.files.wordpress.com/2012/03/dayrell-juarez-multiplos-olhares-sobre-educacao-e-cultura.pdf. Acessado em em 10 outubro 2016.

GOMES, Nilma Lino. (2012). Relações Étnico-raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. In: Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp.98-109, jan-abril 2012, p. 103.

HENRIQUES, Ricardo. Texto para discussão no. 807. Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90, Rio de Janeiro: IPEA 2001, Disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4061.Acessado em 15/10/2016.

MATOS, Deborah Dettman. Racismo científico: O legado das Teorias Bioantropológicas na Estigmatização do Negro como Delinquente. Disponível em: << http://annebbahia.blogspot.com.br/…/racismo-cientifico-i.ht… >>. Acesso em 13 de novembro de 2016.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p.41. Apud PRADO, Alessandra Elizabeth Ferreira Gonçalves; AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. (PUC CAMPINAS). A Teoria das Representações Sociais: Revisitando conceitos e sugerindo caminhos. 2011.

MUNANGA, Kabengele (2010). apud ÁFRICA no currículo escolar. Disponível em http:// antigo.acordacultura.org.br/ nota10/programa/1. Acesso em 01 de novembro de 2015.

OLIVEIRA, Luiz F. Histórias da África e dos Africanos na Escola: as perspectivas para a formação dos professores de história quando a diferença se torna obrigatoriedade curricular. 2010. 237f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ,2010.

PEREIRA, Cícero; TORRES, Ana Raquel Rosas; ALMEIDA, Saulo Teles. Um estudo do preconceito na perspectiva das representações sociais: análise da influência de um discurso justificador da discriminação no preconceito racial. Psicologia: Reflexão e Critica., Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2003, p. 95-107.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Espetáculo da miscigenação. Revista de Estudos Avançados., São Paulo, v. 8, n. 20, Apr. 1994, p. 152.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das Raças: Cientistas, Instituições e Questão Racial no Brasil, 1870 – 1930 São Paulo: Companhia das letras. 1993 p. 18. Apud, Iara Andrade Senra. As teorias racialistas na construção da identidade nacional. USS/Vassouras. Setembro de 2012.

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE. Projeto Político Pedagógico de renovação do Curso de Letras – Campus Mata Norte. Vol. II. Nazaré da Mata: UPE, 2012.

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE. Projeto Político Pedagógico de renovação do Curso de História – Campus Mata Norte. Vol. I. Nazaré da Mata: UPE, 2012.

WEDDERBURN, Carlos Moore. Novas bases para o Ensino da História da África no Brasil. In: Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/03. Brasília: MEC-SECAD, 2005, p. 133-166. Disponível em http://portal.mec.gov.br/. Acessado em 18 setembro 2016.

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

BISPO, Anderson da Silva. Educação das relações étnico-raciais e formação inicial de professoras/es: questões para o currículo . Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 22, n. 42, p. 89–109, 2023. DOI: 10.26512/emtempos.v22i42.50557. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/50557. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.