Ruth de Souza entre raça e gênero: reflexões sobre a trajetória de uma Dama negra, (1921-1954
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i25.14815Palavras-chave:
História e Cultura Afro-Brasileira. Ruth de Souza. Relações raciais. Relações de gênero.Resumo
Nos últimos anos o debate sobre a questão racial como variável significativa das relações sociais brasileira, ganhou expressivo espaço. Ao mesmo tempo em que a implementação da Lei 10.639/03, que estabelece o estudo da História e Cultura Afro Brasileira, demandou novos investimentos em pesquisas históricas, como estudos de cunho biográfico de personagens negros. Esse artigo toma como base a trajetória da atriz negra Ruth Pinto de Souza para refletir algumas questões relativas a presença da variável raça e gênero na sociedade brasileira.
Downloads
Referências
ALMADA, Sandra. Damas Negras: sucesso, lutas e discriminação: Xica Xavier, Lea Garcia, Ruth de Souza, Zezé Motta. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
COSTA, Haroldo. Álbum de Retratos: Ruth de Souza. Rio de Janeiro: Memória Visual; Folha Seca, 2008.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: 2004.
JESUS, Maria Ângela. Ruth de Souza: a estrela negra. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.KHOURY, Simon. Bastidores V: entrevistas.Rio de Janeiro: Jotanesi, 1997.
PERROT, Michelle. Escrever a história das mulheres. In:Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. In: SOS corpo. Recife, abril de 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).