À margem do elemento X

desconstruindo os (super) poderes das meninas

Autores

  • Liliane Machado

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i07.20126

Palavras-chave:

As Meninas Superpoderosas. Desenho animado. Feminismo. Práticas discursivas.

Resumo

O artigo aborda o enunciável acerca das mulheres na mídia especializada infantil por meio da análise do filme As Meninas Superpoderosas e do desenho homônimo, exibido no Brasil pelo Cartoon Network. A análise é feita com base nos pressupostos de Foucault e Deleuze acerca do enunciável e do dizível nas práticas discursivas, bem como nos estudos feministas de Teresa de Lauretis. Assim, observa-se que o cinema participa ativamente da construção do sistema do sexo-gênero já que é um eficaz meio de divulgação das tecnologias do gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Machado

Liliane Maria Macedo Machado é doutoranda no programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília, na área de concentração em Estudos Feministas e de Gêner

Referências

ABRIC, Jean-Claude. “L’étude experiméntale des représentations sociales” in Les Représentations Sociales, Denise Jodelet (org.). Paris, PUF, 1989.

BUTLER, Judith. “Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo” in O Corpo Educado ”“ Pedagogias da Sexualidade. B.H., Autêntica, 1999.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Paris, Ed. De Minuit, 1986.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 4a. ed, Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1995.

_______. A Ordem do Discurso. 3a ed., São Paulo, Loyola, 1996.

GRIMM, Irmãos. Contos de Fadas. 2a. ed, S.P., Iluminuras, 2001.

LAURETIS, Teresa de. “A Tecnologia do gênero” in Tendências e Impasses: O feminismo como crítica da cultura. R.J., Rocco, 1994.

Downloads

Publicado

2011-02-07

Como Citar

MACHADO, Liliane. À margem do elemento X: desconstruindo os (super) poderes das meninas. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 07, 2011. DOI: 10.26512/emtempos.v0i07.20126. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/20126. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.