Construindo escolas para meninas, construindo meninas nas escolas

experiências femininas na educação em Goiás (1870-1930)

Autores

  • Thiago Sant'Anna

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i07.20129

Palavras-chave:

Gênero. Educação. Brasil. Goiás. Civilização. História das mulheres.

Resumo

A experiência educacional feminina na Província de Goiás, na passagem do século XIX ao século XX, é “reveladora” de práticas e representações específicas. Em meio à implantação de um projeto de modernização que meninas e simultaneamente a construção de meninas nas escolas, alimentou os anseios para o “progresso” da sociedade. Quais os significados imprimidos a tais práticas? Em que medida, estas práticas atuavam em acordo com as convenções de gênero da época?

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Biografia do Autor

Thiago Sant'Anna

Thiago Sant’Anna é mestrando no programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília, na área de concentração em Estudos Feministas e de Gênero.

Referências

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Publicado

2011-02-07

Como Citar

SANT’ANNA, Thiago. Construindo escolas para meninas, construindo meninas nas escolas: experiências femininas na educação em Goiás (1870-1930). Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 07, 2011. DOI: 10.26512/emtempos.v0i07.20129. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/20129. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

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