Migração, mulheres e educação em Rondonópolis nos anos 50
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i06.20176Palavras-chave:
Mulheres. Educação. Rondonópolis. Cotidiano. Maneiras de fazer.Resumo
O objetivo deste artigo é tentar encontrar práticas sociais adotadas por mulheres migrantes, em Rondonópolis, nos anos 50, em seu próprio fazer e no fazer da cidade e analisar como as mulheres reelaboram e reinventam tempos e espaços na intersecção de culturas tão diferentes; como constroem e reconstroem suas práticas cotidianas no enfrentamento de situações completamente adversas. Mulheres migrantes que ao chegarem em Rondonópolis passaram a reelaborar seu cotidiano, suas práticas sociais para se adaptarem à s novas condições de vida. Pretendo mostrar a relevância das mulheres na construção da cidade e as diferentes “maneiras de fazer” na tessitura da comunidade local, pois Rondonópolis é uma cidade que tem em suas ruas e avenidas as marcas de mulheres e homens comuns que acreditaram nas possibilidades do lugar, que sonharam e lutaram para que seus sonhos se realizassem.
Downloads
Referências
AUGRAS, Monique. História Oral e subjetividade. In: Os desafios contemporâneos da história oral. Campinas: Centro de Memória da UNICAMP, 1996.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Vol. I. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos.São Paulo: EDUSP, 1987.
CHESNEAUX, Jean.Devemos fazer tábula rasa do passado? São Paulo: Ática, 1981.
COSTA. Cléria Botelho. Reconstruindo memórias: os brasiguaios no Mato Grosso do Sul. In: ALMEIDA, Jaime(org). Caminhos da história da América no Brasil. Brasília: ANPHLAC, 1988.
_______. Imaginário: objeto da história. Texto mimeo., p. 4. FELDMAN, Bela Bianco e HUSE, Donna. Entre a saudade da terra e a América. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. As faces da memória. Campinas: UNICAMP, 1997.
FÉLIX, Loiva Otero. História e memória: a problemática da pesquisa. Passo Fundo: EDIUPF, 1998.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva.São Paulo: Vértice, 1990.
HELD, H. O imaginário no poder.São Paulo: Summus Editorial, 1997.
JODELET, Denise. Les representations sociales. Paris: PUF, 1989.
MATOS, Maria Izilda. O imaginário em debate.São Paulo: Olho D’Água, 1999.
NEIVA, Ivany C. Apud: GONTIJO, Nicozina M.C. O brilho e a miséria: a exploração de diamantes em Poxoréo.Dissertação de Mestrado, Brasília, 1988.
PENA, Maria Valéria Junho. Mulheres e Trabalhadoras. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1981.
POLLAK, Michael. Memória e identidade. In: Revista Estudos Históricos. Nº 10. São Paulo: FGV, 1992.
TESORO, Luci Lea Lopes Martins. Rondonópolis-MT. : um entroncamento de mão única. Rondonópolis: LLLMT, 1993.
THOMPSON, E.P. A miséria da teoria. São Paulo: Graal, 1981.
THOMPSON, Paul. A transmissão cultural entre gerações.In: Revista Ciências Sociais. Campinas: EdUNICAMP, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).