O Imperialismo em sala de aula
uma análise dos livros didáticos de História do PNLD 2020
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i36.30731Palabras clave:
Livro didático. Imperialismo. Colonialismo. PNLD.Resumen
Anualmente as escolas públicas brasileiras recebem obras didáticas oriundas do Programa Nacional do Livro Didático. A última avaliação realizada foi referente ao ano de 2020 que foi avaliado livros para os últimos anos do Ensino Fundamental. Uma das áreas contempladas pelo PNLD é a disciplina de História que contou ao todo com onze coleções disponibilizadas para escolha dos professores. Nesse último PNLD, as obras deveriam estar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular proposta para cada disciplina que constitui a grade curricular dos estudantes das escolas brasileiras. Diante disso, o presente trabalho buscou analisar os capítulos que trabalharam com a temática de Imperialismo nos livros de oitavos anos do Ensino Fundamental nas coleções disponibilizadas para avaliação dos docentes, buscando entender as interpretações de seus autores sobre esse fenômeno histórico, a abordagem conceitual empregada e imagética disponibilizada ao longo dos capítulos avaliados.
Descargas
Citas
Fontes (Livros didáticos)
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º ano. São Paulo: FTD, 2018.
BRAICK, Patrícia Ramos. Estudas hitória: das origens do homem à era digital. São Paulo: Moderna, 2018.
CAMPOS, Flávio de. História: escola e democracia. São Paulo: Moderna, 2018.
COTRIM, Gilberto. Historiar, 8º ano. São Paulo: Saraiva, 2018.
DIAS, Adriana Machado. Vontade de saber história. São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.
EDITORA MODERNA. Araribá mais: história. São Paulo: Moderna, 2018.
MINORELLI, Caroline Torres. Convergências história. São Paulo: Edições SM, 2018.
NEMI, Ana Lúcia Lana. Geração Alpha História: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2018.
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. Inspire história: 8º ano. São Paulo: FTD, 2018.
VAINFAS, Ronaldo. História.doc. São Paulo: Saraiva, 2018.
VICENTINO, Cláudio. Teláris história: 8º ano. São Paulo: Ática, 2018
Bibliografia
BITTENCOURT, Circe. “Livros didáticos entre textos e imagens”. IN: BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004, p. 69-90.
BITTENCOURT, Circe. “Livros e Materiais Didáticos de História”. IN: Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008, pp. 291-324.
BRUNSCHWING, Henri. A partilha da África Negra. São Paulo: Perspectiva, 2013.
FND. Programa dos Livros. Link: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/dados-estatisticos Acessado em 06 de abril de 2020 Ã s 15h15.
HOCHSCHILD, Adam. O fantasma do rei Leopoldo: uma história de voracidade, terror e heroísmo na África colonial. Lisboa: Editorial Caminho, 2001.
LUCA, Tânia Regina de. Livro didático e Estado: explorando possibilidades interpretativas. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos, REZNIK, Luís & MAGALHÃES, Marcelo de Souza. A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, p. 151-172.
MATOS, Júlia Silveira. Os livros didáticos como produtos para o Ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático ”“ PNLD.Historiae, Rio Grande, 3 (3), 2012, pp. 165-184.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia Digital do PNLD 2020. Brasília: MEC, 2019.
MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tania Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, n. 48, 2004, pp. 123-144.
MONTEIRO, Heloisa Helena Tourinho. “O ensino de história na educação básica”. IN: GUERRA FILHO, Sérgio A. D.; SANTOS, Fabrício Lyrio (Orgs.). Ensinar História no século XXI: dilemas e perspectivas. Cruz das Almas/Bahia: Editora UFRB, 2019, pp. 67-82.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Em Tempo de Histórias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).