Quando as doenças contam uma história: uma análise sobre o ensino da História das Doenças no Brasil em livros didáticos do Ensino Fundamental (PNLD 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v23i44.53793

Palavras-chave:

Ensino de História, História das doenças, Livros didáticos

Resumo

Este artigo analisa, dialogando com os estudos que apontam as orientações curriculares – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – referentes às temáticas saúde e doença, a abordagem dada à História das Doenças em livros didáticos de história aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2022 (PNLD). Diante da elaboração de um banco de dados acerca dos componentes presentes nestas coleções, como textos bases presentes nos capítulos, complementos textuais, iconografias apresentadas e exercícios propostos, percebeu­-se as limitações quanto
à abordagem dada à História das Doenças nestes manuais. Portanto, foi possível compreender, a partir da produção historiográfica brasileira das doenças e de estudos que
analisam a possibilidade de abordar as temáticas saúde e doença na educação básica, alguns preceitos quanto à abordagem dessas temáticas no Ensino de História.

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Biografia do Autor

Jonas Clevison Pereira de Melo Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em História Social da Cultura Regional pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PGH / UFRPE), Pós-graduando em Especialização em Docência (Ênfase na Educação Básica) pelo Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Arcos-IFMG) e Graduado em Licenciatura Plena em História pela mesma instituição (UFRPE / 2021). Atualmente é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa da História das Práticas da Saúde e das Doenças (GEPHPSD), vinculado ao CNPq através da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica (NEPARQ / UFRPE / 2016-2022). Já desenvolveu pesquisas como bolsista de Iniciação Acadêmica, com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (BIA-FACEPE-UFRPE / 2016-2017) e bolsista de Iniciação Científica, com bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC-CNPq-UFRPE / 2017-2018) / (PIBIC-CNPq-FUNDAJ) / 2020-2021). Atuou ainda como bolsista de Iniciação à Docência na Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho (Camaragibe-PE), com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID-CAPES-UFRPE / 2018-2020), e estagiário no Memorial Chico Science, com bolsa concedida pela Fundação de Cultura Cidade do Recife da Prefeitura da Cidade do Recife (FCCR - PCR / 2019 - 2020). Atua nas áreas da História e da Arqueologia Histórica, com ênfase em História da Saúde e das Doenças no período imperial e Patrimônio Arqueológico da Saúde, pesquisando os seguintes temas: cultura material; doenças e epidemias; Saúde, higiene e corpo; artes de curar e doenças.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

JÚNIOR, Jonas Clevison Pereira de Melo. Quando as doenças contam uma história: uma análise sobre o ensino da História das Doenças no Brasil em livros didáticos do Ensino Fundamental (PNLD 2022). Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 23, n. 44, p. 87–115, 2024. DOI: 10.26512/emtempos.v23i44.53793. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/53793. Acesso em: 2 jan. 2025.

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