Quando as doenças contam uma história: uma análise sobre o ensino da História das Doenças no Brasil em livros didáticos do Ensino Fundamental (PNLD 2022)
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v23i44.53793Palavras-chave:
Ensino de História, História das doenças, Livros didáticosResumo
Este artigo analisa, dialogando com os estudos que apontam as orientações curriculares – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – referentes às temáticas saúde e doença, a abordagem dada à História das Doenças em livros didáticos de história aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2022 (PNLD). Diante da elaboração de um banco de dados acerca dos componentes presentes nestas coleções, como textos bases presentes nos capítulos, complementos textuais, iconografias apresentadas e exercícios propostos, percebeu-se as limitações quanto
à abordagem dada à História das Doenças nestes manuais. Portanto, foi possível compreender, a partir da produção historiográfica brasileira das doenças e de estudos que
analisam a possibilidade de abordar as temáticas saúde e doença na educação básica, alguns preceitos quanto à abordagem dessas temáticas no Ensino de História.
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